Toyota prepara SUV elétrico de 7 lugares baseado no Highlander, diz site
Um de seus carros mais vendidos nos EUA, o Highlander pode virar totalmente elétrico para ampliar a linha EV da empresa
Apesar da urgência da mudança climática, a Toyota demorou a adotar os veículos elétricos. Nesse processo, grupos ambientais a rotularam de "retardatária". Mas até mesmo a Toyota deve saber que não pode continuar assim para sempre e, portanto, as coisas estão mudando. Irá até mexer no Highlander, o irmão maior do RAV4, que irá virar um carro elétrico.
A informação nos chega pelo veterano jornalista automotivo Paul Eisenstein, escrevendo para o site CarBuzz. Na reportagem, a publicação afirma que a Toyota não apenas planeja converter o Highlander em um modelo exclusivamente elétrico, mas que esse mesmo SUV ganhará uma versão da Lexus. A Toyota já entrou com pedidos de registro de marca para os nomes TZ450e e TZ550e junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia.
Estamos entrando em contato com a Toyota para obter comentários e atualizaremos esta história se obtivermos um.
Essa mudança faz sentido, pois a Toyota vendeu cerca de 169.543 Highlanders em 2023, tornando-o o segundo SUV mais vendido nos EUA, depois do RAV4. As vendas do Highlander no primeiro trimestre de 2024 caíram 40%, mas se a Toyota puder incrementar o carro com um motor elétrico potente, autonomia suficiente e um novo design, parte da base de clientes fiéis do Highlander poderá considerar fazer a troca. É algo importante, pois estudos apontam que os clientes estão migrando da Toyota para outras marcas pela falta de elétricos.
Enquanto isso, a Toyota não abandonará sua base de clientes de carros a gasolina e híbridos. O CarBuzz acrescentou que o Grand Highlander continuaria com um motor de combustão interna, provavelmente com opções híbridas e híbridas plug-in. Isso deve ser um bom presságio para a abordagem multifacetada da fabricante japonesa em relação à eletrificação, que inclui a venda simultânea de híbridos convencionais, EVs, PHEVs e FCEVs.
Atualmente, a Toyota oferece apenas dois EVs na maioria dos mercados, com o SUV compacto bZ4x e seu primo, o Lexus RZ450e - eles são iguais por baixo, mas vestem roupas diferentes. A China tem um modelo exclusivo, o sedã bZ3.
A marca se opôs firmemente à proposta inicial de emissões da Agência de Proteção Ambiental (EPA), que visava à adoção agressiva de veículos elétricos por meio de metas de emissões rigorosas. Mas depois de um lobby feroz, a Toyota conseguiu o que queria: regras de emissões mais flexíveis que permitem uma adoção mais gradual dos VEs.
Mas em 2021, a Toyota anunciou 30 novos BEVs a serem lançados em todo o mundo até 2020. A maioria dos conceitos apresentados naquela época levava a placa de identificação "bZ", uma abreviação de "beyond zero" (além de zero). O número seguinte indica a classe do veículo e o x indica a tração nas quatro rodas. É assim que se obtém a confusa placa de identificação bZ4x.
Um dos conceitos que a Toyota apresentou em 2021 foi rotulado como "bZ Large SUV", um SUV familiar de três fileiras montado em uma plataforma BEV dedicada a ser fabricada na fábrica da marca em Georgetown, Kentucky, a partir de 2026. Havia rumores de que ele receberia o nome de produção bZ5x, emborao site CarBuzz tenha informado que a Toyota não adotaria a nomenclatura alfanumérica para todos os modelos.
E isso não é tudo. Um crossover elétrico compacto, que deverá receber o nome de bZ3x, e um sedã compacto aparentemente também serão lançados em 2026, disseram fontes familiarizadas com o assunto à agência de notícias. Suspeitamos que o crossover elétrico seria a versão de produção do conceito de SUV compacto bZ que a Toyota apresentou no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2022. Uma versão similar da Lexus chegaria aos EUA em 2027, segundo o relatório.
O sedã Toyota bZ3, construído por uma joint venture entre a FAW e a Toyota, já está à venda na China.
Considerando tudo isso, manter a placa de identificação do Highlander é uma decisão importante. E a lógica por trás disso parece simples. O alcance de 252 milhas do bZ4x e a velocidade máxima de carregamento rápido de 150 quilowatts, muito abaixo de muitos rivais, não impressionaram. Além disso, seu nome alfanumérico pouco atraente também não está ajudando. A recepção do consumidor ao bZ4x tem sido morna, com a Toyota vendendo apenas cerca de 1.897 unidades no primeiro trimestre de 2024.
No entanto, o Highlander é um nome conhecido nos EUA, e isso levanta uma questão importante. A Toyota deve abandonar totalmente sua nomenclatura alfanumérica e confiar em nomes estabelecidos para seus futuros EVs? Será que ela também deve colocar a Tundra e a Tacoma sob o guarda-chuva de veículos elétricos no futuro?
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