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ABVE propõe simulado de combate a incêndio em carro elétrico

Entidade se reuniu com os Bombeiros de SP no âmbito da discussão sobre as novas normas de segurança para carregadores públicos

shell recharge ponto recarga (1)

Após a divulgação e repercussão da nova proposta para normas de segurança dos carregadores públicos de veículos elétricos, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) se reuniu com o comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e propôs organizar uma simulação de combate a incêndio de veículo elétrico.

Programada para acontecer em maio, a simulação foi aceita pelo CB-SP. Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o objetivo do simulado é testar os protocolos de segurança dos próprios veículos e baterias, em condições reais, e apresentar os equipamentos já disponíveis no Brasil para prevenir acidentes e combater incêndios.

“Queremos a máxima transparência”, disse Ricardo Bastos. “A ABVE busca tranquilizar os usuários e os responsáveis por condomínios residenciais sobre a segurança dos veículos elétricos e das estações de recarga”.

“Ao mesmo tempo – acrescentou –, temos a responsabilidade de colaborar com os Bombeiros na elaboração de normas eficazes e realistas de prevenção de acidentes, pois isso é importante para o desenvolvimento do próprio mercado da eletromobilidade”.

Por sua vez, o tenente-coronel Max Schroeder, chefe do Departamento de Segurança e Prevenção contra Incêndios do CB-SP, aprovou a proposta, acrescentando que convidará oficiais de departamentos de segurança de outros estados para acompanhar o teste. Entre eles, oficiais da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil) e do Conascip (Comitê de Segurança contra Incêndio e Prevenção).

Schroeder acrescentou que os Bombeiros têm o dever de adotar normas de segurança adequadas às novas tecnologias de veículos, mas deixou claro que sua equipe busca “uma regulamentação factível e condizente com a realidade, sem prejudicar o desenvolvimento desse mercado”.

O objetivo da ABVE é abrir um canal de diálogo permanente com os responsáveis pelo parecer técnico divulgado pelos Bombeiros no dia 5 de abril, no “Diário Oficial” do Estado, contendo requisitos para prevenir incêndios com veículos elétricos. Ao mesmo tempo, o comandante do CB-SP, coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira, assinou a Portaria Nº CCB-001/800/2024, que abriu uma consulta pública sobre o parecer, com prazo de 30 dias para sugestões.

Além disso, a ABVE pediu formalmente ao CB-SP a prorrogação do prazo da consulta pública para 90 dias e aguarda resposta oficial, mas informou que um grupo de trabalho da Associação já está trabalhando desde o início do ano para apresentar as suas propostas. 

Também participaram da reunião o capitão Ronaldo Ribeiro, coordenador da comissão especial de estudos sobre eletromobilidade do CB-SP, o diretor técnico da ABVE, Carlos Roma, e o consultor em segurança Marcelo Valle. O encontro foi na sede do Corpo de Bombeiros do Estado, na Praça Clóvis Beviláqua, centro de São Paulo.

Galeria: Proposta de regras para instalação de estações de recarga em SP

Nova norma de segurança para carregadores

Com a justificativa de conter danos em caso de incêndios em veículos elétricos, o Corpo de Bombeiros paulista publicou uma consulta pública a respeito de um parecer técnico exigindo mais medidas de segurança para carregadores de elétricos. O texto fala especificamente de pontos de recarga em estacionamentos públicos, prédios e subsolos.

Em linhas gerais, o laudo de segurança do Corpo de Bombeiros passaria a exigir que os pontos de recarga fossem separados entre si com 5 metros de espaço vazio, ou então paredes com resistência a fogo de cinco metros de comprimento e capacidade resistir às chamas por 90 minutos. No caso de pontos de recarga em subsolo, a exigência ainda inclui chuveiros automáticos com números específicos de vazão e pressão.

O parecer vai além e propõe que as vagas destinadas à recarga de carros elétricos "deverão possuir proteção, mínima, de 2 extintores ABC com distância máxima de caminhamento de 15 metros". Em locais e estacionamentos com pontos de recarga, seria vedada o uso de leiaute que dificulte o combate ao possível incêndio, ou seja, nada de vagas "travadas". No caso de subsolos, ainda seria exigido sistema de ventilação mecânica para dissipação de gases tóxicos.

Enel X - hub de recarga em SP (5)

O Corpo de Bombeiros de São Paulo explica que seu Parecer Técnico "foi desenvolvido a partir do diligente trabalho da Comissão Especial". O texto também diz que "Os incêndios em veículos elétricos são de difícil extinção, necessitando grandes quantidades de água". De acordo com a própria instituição, citando "estudo globais", a melhor maneira de combater o incêndio é por meio de rápida detecção.

Em conversa com o InsideEVs Brasil logo após a divulgação da proposta, Ricardo Bastos, presidente da ABVE, mostrou preocupação com a iniciativa. O executivo destaca que a entidade preza pelo diálogo e ampla discussão das soluções para alavancar a transição para a mobilidade elétrica. No caso em questão, a propositura da norma pode ser melhor discutida. 

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