Quais são as opções de carros elétricos acessíveis da GM? Indo além da linha de veículos baseados na plataforma Ultium, que serão produzidos nos EUA para o mercado global, incluindo o Brasil, a empresa norte-americana produz e vende modelos muito mais acessíveis por meio de joint ventures na China que, eventualmente, podem chegar a outros mercados.
Baseado na variante híbrida, o Starlight EV é um sedã médio com 4,83 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, sendo construído na plataforma Tianyu EV. A propulsão vem de um único motor elétrico de 100 kW (135 cv), alimentado por baterias de fosfato de ferro e lítio de 41,9 kWh ou 54,3 kWh, oferecendo autonomias CLTC de 410 km e 510 km, respectivamente. A velocidade máxima é de 150 km/h.
O interior é equipado com um painel de instrumentos LCD de 8,8 polegadas, uma tela central de 10,1" (modelos básicos) ou 15,6 polegadas (modelos de topo) e um volante em forma de D. Entre os recursos, banco do motorista com ajuste elétrico, portas USB, sistema ISOFIX e um porta-malas com 540 litros.
Lançado na China nesta semana, o Wuling Starlight está disponível em duas versões com preços a partir de 109.800 yuan, o equivalente a R$ 78.800 em uma conversão direta.
Versão maior e mais equipada do compacto Bingo, o Wuling Bingo Plus aposta em um estilo mais funcional. Ele é cerca de quatro centímetros mais longo do que o Bingo padrão, mas dois desses centímetros vão direto para a distância entre eixos. Acrescente os arcos das rodas em plástico preto e a linha do teto menos curva, e o Bingo Plus parece um carro mais adulto. O Bingo Plus mede 4,03 metros de comprimento, quase o mesmo tamanho de um Honda Fit, por exemplo.
O Bingo Plus está equipado com um motor de 100 cv de potência, suficiente para impulsionar o carro elétrico a uma velocidade máxima de 140 km/h. A bateria de 50,6 kWh garante autonomia máxima de 510 km pelo padrão CLTC.
Seus pontos negativos ficam por conta da configuração para quatro ocupantes e ausência da bomba de calor, o que provavelmente prejudicará seu desempenho em clima frio. Além disso, embora o Bingo tenha faróis e limpadores de para-brisa automáticos, ele tem ar condicionado manual. No entanto, algumas dessas ressalvas podem ser facilmente ignoradas, considerando o preço do Bingo Plus - cerca de US$ 12.500 (R$ 65.000) para a versão mais equipada.
Vale mencionar que a Baojun é uma marca exclusiva de carros elétricos urbanos que são produzidos pela joint venture SGWM formada pela chinesa SAIC, Wuling e americana General Motors.
Outra novidade da GM é o SUV elétrico compacto Baojun Yep Plus, uma versão maior e mais equipada do Yep, um modelo com proposta urbana e estilo robusto para atrair o público mais jovem. Ele segue a linguagem de design da versão de três portas e tem colunas escurecidas, teto branco e balanços curtos. Na traseira, mantém o porta-malas basculante.
Esta variante Plus se destaca pelo comprimento maior, configuração 5 portas e uma bateria de maior capacidade, que segundo a montadora oferece autonomia de 401 km pelo ciclo chinês CLTC.
O Baojun Yep Plus é maior e mais potente em relação ao Yep: a novidade mede 3,99 metros e possui 2,56 metros de entre-eixos, com um motor elétrico traseiro de 101 cv (75 kW), 400 km de alcance e velocidade máxima de 150 km/h.
A Baojun se refere ao exterior do Yep como um design Square Box, enquanto o interior é chamado de JoyBox. O painel possui uma tela dupla de 10,25", que serve como quadro de instrumentos digital e tela do sistema de informação e entretenimento, que roda um sistema operacional chamado KiOS, combinado com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi. Esse último permite suporte ao estacionamento automatizado e ao assistente de permanência em faixa. O mini SUV também é equipado com uma câmera de 360 graus.
O Baojun Yep Plus já está à venda na China com preços a partir de 93.800 yuans, o equivalente a R$ 68.700 em uma conversão direta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025