Um Tesla pode ser a melhor opção se você quiser economizar dinheiro em manutenção e reparos durante a vida útil do veículo. Um novo estudo da organização sem fins lucrativos Consumer Reports descobriu que os veículos elétricos de Elon Musk custam menos para serem mantidos em um período de 10 anos do que os carros de qualquer outra marca.
Os proprietários de veículos Tesla normalmente gastam apenas US$ 4.035 em uma década, segundo a Consumer Reports. Isso representa uma média de US$ 403,50 por ano.
As descobertas refletem o que já sabemos sobre os veículos elétricos. Como os motores elétricos e as baterias têm muito menos peças móveis do que os trens de força de combustão interna, eles exigem menos manutenção regular. O potencial de quebra também é menor, de modo que os VEs tendem a ser mais confiáveis.
É isso que Steven Elek, líder do programa de análise de dados automotivos da Consumer Reports, acredita estar em jogo aqui. Os proprietários de Teslas mais antigos podem precisar substituir algo caro, como uma bateria, mas isso é raro, disse Elek ao InsideEVs. Os problemas tendem a ser mais comuns e mais caros em outros carros de luxo, como os BMWs, disse ele.
Para chegar à classificação, a Consumer Reports perguntou aos proprietários de carros quanto eles gastaram em manutenção e reparos nos últimos 12 meses. Ao analisar os resultados dos veículos dos anos-modelo de 2014 a 2023, os pesquisadores conseguiram estimar os custos de manutenção e reparo de cada marca em um período de cinco e dez anos. Eles usaram os números do 75º percentil para aproximar os custos típicos.
A Buick e a Toyota vieram depois da Tesla, empatadas em US$ 4.900 para custos de 10 anos. As nove últimas posições foram dominadas por marcas de luxo. A Land Rover ficou em último lugar, com uma conta de manutenção de longo prazo de incríveis US$ 19.250. A Consumer Reports adverte que os custos iniciais de propriedade são afetados pelas garantias.
Aqui está a classificação completa, organizada por custos de manutenção e reparo em 10 anos:
Marca | Custos em 5 anos | Custos em 10 anos |
1. Tesla | $580 | $4,035 |
2. Buick | $900 | $4,900 |
3. Toyota | $1,125 | $4,900 |
4. Lincoln | $940 | $5,040 |
5. Ford | $1,100 | $5,400 |
6. Chevrolet | $1,200 | $5,550 |
7. Hyundai | $1,140 | $5,640 |
8. Nissan | $1,300 | $5,700 |
9. Mazda | $1,400 | $5,800 |
10. Honda | $1,435 | $5,835 |
11. Kia | $1,450 | $5,850 |
12. Dodge | $1,200 | $6,400 |
13. Jeep | $1,100 | $6,400 |
14. Chrysler | $1,600 | $6,500 |
15. Volkswagen | $1,095 | $6,530 |
16. Cadillac | $1,125 | $6,565 |
17. Ram | $1,470 | $6,670 |
18. Lexus | $1,750 | $6,750 |
19. GMC | $1,400 | $7,200 |
20. Subaru | $1,700 | $7,200 |
21. Mini | $1,525 | $7,625 |
22. Acura | $1,800 | $7,800 |
23. Infiniti | $2,150 | $8,500 |
24. Volvo | $1,785 | $9,285 |
25. BMW | $1,700 | $9,500 |
26. Audi | $1,900 | $9,890 |
27. Mercedes-Benz | $2,850 | $10,525 |
28. Porsche | $4,000 | $14,090 |
29. Land Rover | $4,250 | $19,250 |
Outra conclusão observada pela Consumer Reports: Quatro das cinco principais marcas são americanas.
Sem dúvida, esse estudo é restrito. Ele não inclui outros custos recorrentes, como combustível e seguro. E exclui reparos relacionados a colisões, que podem ser mais altos para veículos elétricos. A Hertz decidiu se desfazer de uma grande parte de seus Teslas em parte devido aos custos mais altos de reparos de colisão. Devido à inflação, os custos de propriedade serão mais altos nos próximos 10 anos do que o estudo sugere, disse Elek. Por esse motivo, ele disse que os consumidores devem prestar mais atenção à classificação do que às cifras em dólares.
Ainda assim, a pesquisa é um bom argumento para comprar um VE - e um Tesla em particular.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país