JAC terá carro elétrico com bateria semissólida e 1.000 km de alcance
Fornecedora da NIO está trabalhando para criar um carro com 1.000 km de autonomia a ser lançado em 2025
A fabricante chinesa JAC, com sede em Hefei, também terá em breve carros elétricos capazes de percorrer mais de 1.000 km com uma única carga. O alcance recorde virá do fato de que a marca poderá usar as mesmas baterias semissólidas que a NIO já usa.
Vale reforçar que a JAC Motors, em 2023, fundou uma nova marca, chamada Yiwei, que já saltou aos olhos por ser a primeira a trazer ao mercado uma família de carros equipados com baterias de íons de sódio. A marca, com uma forte vocação para a inovação - pelo menos de acordo com alguns relatos da imprensa chinesa - supostamente chegou a um acordo com a WeLion para desenvolver um carro equipado com as famosas baterias semissólidas.
Estreia no mercado em 2025
A WeLion é a empresa que já fornece as baterias semissólidas para a NIO. São baterias com capacidade de 150 kWh, que garantem uma autonomia de mais de 1.000 km. Mas se nesse caso ela se limita ao papel de fornecedora, na colaboração com a Yiwei a intenção é trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um novo carro.
Nos planos está a vontade de colocar esse carro no mercado já em 2025. No entanto, o tipo de carro que será ainda não foi revelado. Foi dito que ele será construído sobre a plataforma de segunda geração da Yiwei, que é a mais moderna do grupo.
A bateria do Yiwei 3
Formato conhecido, nova química
Sabe-se também que ele usará uma bateria baseada nas mesmas células cilíndricas que a WeLion já usa na bateria que fornece à NIO. Essas células são 4695, ou seja, com um diâmetro de 46 mm e uma altura de 95 mm. Portanto, elas têm o mesmo formato das que estão sendo desenvolvidas por outros fabricantes, incluindo a Samsung, mas também a BMW e a Rivian.
Além das dimensões, as baterias WeLion semissólidas, como o nome sugere, exploram uma composição química específica dentro das células, com eletrólito que, em vez de ser líquido, tem a consistência de um gel. Por ser muito mais denso, ele permite que a bateria atinja uma densidade de 360 Wh/kg: muito distante da média das baterias de íons de lítio convencionais, que é abaixo 200 Wh/kg.
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