O mercado de carros elétricos parece estar esfriando após anos de crescimento. No entanto, a investida da Kia nesta área está prosseguindo conforme programado originalmente, com mais modelos a caminho. O próximo da fila será a oferta mais barata de emissão zero da marca: o EV3. Ele foi apresentado como conceito no Salão do Automóvel de Los Angeles em novembro do ano passado e agora está quase pronto para subir ao palco.
Novas imagens mostram o SUV elétrico pronto para produção antes de sua estreia completa em 23 de maio. O estilo angular com extremidades frontal e traseira bem altas com luzes peculiares que vimos no ano passado não mudou muito. Estamos dispostos a apostar que o Kia EV3 será 90% parecido com o conceito, com os 10% restantes representados por espelhos laterais maiores e a adição de maçanetas nas portas.
É provável que a Kia ajuste um pouco os para-choques e ofereça rodas diferentes, mas a essência do design do conceito será mantida. No geral, o estilo provavelmente será uma versão reduzida do novo EV5/EV5 GT, que não deve chegar ao Brasil.
Embora esses teasers se concentrem apenas no exterior, o Concept EV3 mostrou tudo em imagens que mostram uma cabine minimalista com quase nenhum controle físico. É improvável que a versão de produção subsequente seja tão limpa, especialmente porque as marcas coreanas ainda (felizmente!) colocam botões e maçanetas da velha guarda em seus carros mais recentes.
Embora ele herde a plataforma E-GMP dos EV6 e EV9, é improvável que o novo modelo apresente uma arquitetura de 800 volts. Estamos ouvindo que ele usará uma configuração de 400 volts, assim como o EV5. Consequentemente, não espere recursos de carregamento ultrarrápido. O EV5 promete uma carga de 30 a 80% em 27 minutos, enquanto o EV6 pode carregar de 10% a 80% em 18 minutos.
A oferta do EV3 em alguns mercados, como os Estados Unidos, ainda está sendo considerada. Quando o crossover estreou, o líder da equipe global de produtos, Min Woo Park, disse ao InsideEVs: "Ainda estamos estudando isso". No mês passado, o Automotive News informou que o modelo poderia custar cerca de US$ 32.000. Para se qualificar para o incentivo total de US$ 7.500, ele teria que ser construído na América do Norte.
A AN informa que o EV3 pode ser montado na fábrica da Kia em Monterrey, México, onde o novo K4 também será fabricado. Isto facilitaria uma possível importação para o Brasil, aproveitando o acordo automotivo entre os dois países. Porém, a Kia ainda deve o lançamento de qualquer um de seus elétricos no mercado brasileiro. O EV6 foi prometido e nunca chegou e a marca o deixou de lado para falar que o EV9 seria lançado antes, o que também não aconteceu ainda.
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio