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Toyota pode usar plataforma da BYD para lançar 3 novos híbridos plug-in

Montadora japonesa estuda utilizar a plataforma DM-i do Song Plus para lançar 3 modelos na China

BYD DM-i 2

A Toyota está se preparando para uma nova investida no mercado automotivo chinês. De acordo com a imprensa local, a gigante japonesa planeja lançar dois ou três novos modelos híbridos plug-in (PHEV) nos próximos dois a três anos. A grande novidade é que esses carros provavelmente serão baseados na plataforma DM-i da BYD, líder no segmento de híbridos recarregáveis na China.

Isso indica uma mudança de estratégia da Toyota. A empresa pretende abandonar o uso da plataforma THS (Toyota Hybrid System), que equipa seus modelos HEV (híbrido elétrico), para novos lançamentos na China. Os HEVs são basicamente carros a combustão que não podem ser carregados na tomada, não recebem placa verde no país e não se beneficiam dos mesmos subsídios e incentivos concedidos aos BEVs (elétricos) e PHEVs.

BYD Song Plus DM-i 2023 - carregador

Vale lembrar que a Toyota já havia lançado versões PHEV dos modelos Corolla, Levin e RAV4 na China, sem muito sucesso. Os novos veículos, porém, utilizarão uma plataforma PHEV diferente e, segundo fontes da Toyota citadas pelo Caijing, "mesmo que a tecnologia DM-i da BYD seja adotada, a Toyota certamente realizará ajustes e calibragens, e a experiência de direção do modelo final ainda será diferenciada".

A plataforma DM-i da BYD, lançada em 2008, está em sua quinta geração e promete chegar a uma autonomia de até 2.000 km pelo ciclo de testes chinês (CLTC) e consumo médio de 2,9 litros por 100 km. A BYD oferece duas variações principais da plataforma: DM-i, que prioriza baixo consumo e eficiência, e DM-p, usada em veículos com tração integral (AWD) ou off-road.

Toyota bZ3 - seda eletrico (6)

A cooperação entre Toyota e BYD vem se intensificando. Em 2021, as empresas criaram a joint venture BYD Toyota Electric Vehicle Technology, com participação igualitária. No ano passado, a Toyota lançou seu segundo carro elétrico puro, o sedã bZ3, co-desenvolvido com a BYD, que forneceu baterias Blade LFP, motor elétrico e outras tecnologias embarcadas.

A adoção da tecnologia DM-i deve-se principalmente a dois fatores: seu baixo custo e maturidade. "Diante da guerra de preços dos carros elétricos na China, o custo é uma condição importante que a Toyota precisa considerar", afirmam as fontes ao Caijing.

Mais detalhes sobre a estratégia da montadora japonesa devem ser revelados no final deste mês, durante a conferência de tecnologia de eletrificação da Toyota no Japão.

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