A Mercedes-Benz cancelou a plataforma de próxima geração projetada especificamente para os sucessores do EQS e do EQE devido às vendas fracas dos modelos da geração atual, informou a publicação alemã Handelsblatt, citada pela Autocar.
A nova plataforma, batizada de MB.EA Large, deveria ter sido lançada em 2028. Seu cancelamento economizará para a Mercedes-Benz cerca de US$ 4,3 bilhões a US$ 6,5 bilhões em custos de desenvolvimento e reequipamento, de acordo com quatro pessoas com conhecimento do assunto.
No ano passado, a Mercedes-Benz vendeu um total de 43.202 veículos elétricos nos Estados Unidos, um aumento saudável de 248% em comparação com 2022. No entanto, o número está longe de ser impressionante. A Rivian, que ainda é uma startup, superou os alemães ao entregar um pouco mais de 50.000 veículos elétricos no ano passado (isso inclui o segmento de veículos comerciais).
Além disso, o primeiro trimestre deste ano trouxe um declínio de 4,5% nas vendas da Mercedes-Benz no mercado americano em comparação com o mesmo período do ano passado, resultando em apenas 8.336 unidades.
A plataforma MB.EA Large foi uma das duas plataformas MB.EA, sendo a outra a MB.EA Medium, que ainda está em desenvolvimento e será usada para a próxima geração do sedã e SUV EQC. Ou Classe C com tecnologia EQ, já que a empresa mudou recentemente sua estrutura de nomes para carros movidos a bateria.
Dito isso, os sucessores dos atuais EQS e EQE EVs, incluindo sedãs e SUVs, ainda estão na gaveta, embora em uma versão atualizada da plataforma EVA2 que está sendo usada atualmente para os principais EVs da empresa.
De acordo com a Autocar, a arquitetura de carregamento de 400 volts será atualizada para um sistema de 800V nos próximos EQE e EQS. As células da bateria também oferecerão mais energia em comparação com os modelos atuais, e os motores elétricos serão trocados por unidades mais eficientes.
Outras plataformas da Mercedes-Benz que ainda estão em desenvolvimento incluem a plataforma MMA, projetada para modelos compactos elétricos e a combustão, como o CLA, o GLA e o GLB, a MB.AMG para carros esportivos e a MB.Van para veículos comerciais.
A mais recente mudança nos planos de veículos elétricos da empresa alemã ocorre após o adiamento de sua meta de atingir uma participação de 50% de carros eletrificados entre 2025 e 2030. A Mercedes-Benz também reverteu os planos de vender apenas veículos elétricos até 2030 em determinados mercados.
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