A InfluenceMap, uma empresa especializada em analisar o impacto ambiental das empresas, publicou uma análise classificando os fabricantes de automóveis mais "poluentes". A pesquisa é baseada em um estudo dos dados atuais, mas também dos planos e iniciativas industriais que - espera-se - serão implementados em um futuro próximo para reduzir as emissões de CO2.
Indo aos dados, em último lugar no ranking está a Toyota. A fabricante japonesa obteve a pior pontuação em lobby climático e a terceira pior pontuação por seu plano de produzir carros elétricos até 2030. Veja detalhes mais adiante.
A pontuação de lobby é atribuída de acordo com critérios precisos. O InfluenceMap avalia o grau de atividade de uma montadora na promoção direta de iniciativas ambientais e o número de associações envolvidas na luta contra a mudança climática às quais a montadora pertence.
Com relação a esse parâmetro, o InfluenceMap atribui uma pontuação de A a D: a Toyota é classificada precisamente com um D. Mas, nesse aspecto, ela não é a única fabricante a ser considerada inativa. A maioria dos fabricantes não se saiu melhor e até mesmo a Tesla, que, ao contrário da Toyota, está em primeiro lugar na classificação, recebe uma nota baixa devido às poucas iniciativas ecológicas que implementa.
Com relação aos planos de produção, a InfluenceMap classifica como satisfatórias as estratégias de apenas três grupos de automóveis dos 15 analisados. A análise baseia-se na eficácia dos vários planos para atingir as metas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia, que espera que pelo menos 66% das vendas envolvam carros elétricos em 2030.
As previsões atuais, dado o ritmo de crescimento, não vão além de 53% mais restritos. Nesse aspecto, as marcas com pontuação mais baixa são Honda e Suzuki, ficando atrás da Toyota. A Tesla, a única fabricante entre as analisadas que terá 100% de vendas de carros elétricos em 2030, se beneficiou de uma gama de baterias para assumir a liderança.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país