Quais fabricantes estão mais comprometidas em reduzir emissões de CO2
Análise avalia o compromisso dos fabricantes no combate às mudanças climáticas
A InfluenceMap, uma empresa especializada em analisar o impacto ambiental das empresas, publicou uma análise classificando os fabricantes de automóveis mais "poluentes". A pesquisa é baseada em um estudo dos dados atuais, mas também dos planos e iniciativas industriais que - espera-se - serão implementados em um futuro próximo para reduzir as emissões de CO2.
Indo aos dados, em último lugar no ranking está a Toyota. A fabricante japonesa obteve a pior pontuação em lobby climático e a terceira pior pontuação por seu plano de produzir carros elétricos até 2030. Veja detalhes mais adiante.
É necessário mais envolvimento
A pontuação de lobby é atribuída de acordo com critérios precisos. O InfluenceMap avalia o grau de atividade de uma montadora na promoção direta de iniciativas ambientais e o número de associações envolvidas na luta contra a mudança climática às quais a montadora pertence.
Com relação a esse parâmetro, o InfluenceMap atribui uma pontuação de A a D: a Toyota é classificada precisamente com um D. Mas, nesse aspecto, ela não é a única fabricante a ser considerada inativa. A maioria dos fabricantes não se saiu melhor e até mesmo a Tesla, que, ao contrário da Toyota, está em primeiro lugar na classificação, recebe uma nota baixa devido às poucas iniciativas ecológicas que implementa.
Avaliação de planos futuros
Com relação aos planos de produção, a InfluenceMap classifica como satisfatórias as estratégias de apenas três grupos de automóveis dos 15 analisados. A análise baseia-se na eficácia dos vários planos para atingir as metas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia, que espera que pelo menos 66% das vendas envolvam carros elétricos em 2030.
As previsões atuais, dado o ritmo de crescimento, não vão além de 53% mais restritos. Nesse aspecto, as marcas com pontuação mais baixa são Honda e Suzuki, ficando atrás da Toyota. A Tesla, a única fabricante entre as analisadas que terá 100% de vendas de carros elétricos em 2030, se beneficiou de uma gama de baterias para assumir a liderança.
Ranking:
- Tesla
- Ford
- GM
- Volkswagen
- Mercedes
- Nissan
- BMW
- Hyundai-Kia
- Honda
- Renault
- Stellantis
- Tata Motors
- Suzuki
- Mazda
- Toyota
Galeria: Toyota Kenshiki Forum 2023
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia