Ex-GM diz que Dolphin Mini é 'sinal de alerta' para marcas americanas
Terry Woychowski, que é engenheiro, foi só elogios ao subcompacto da BYD
Responsável por comandar o departamento de engenharia de picapes da General Motors por décadas, o engenheiro Terry Woychowski deu entrevista recentemente para falar sobre o desempenho da China no mercado automotivo global. O ex-executivo reconheceu o avanço do país no setor e, em especial, analisou as principais características do BYD Seagull EV (subcompacto de entrada da marca vendido no Brasil como Dolphin Mini).
Nas palavras de Woychowski, o compacto elétrico combina preço acessível com alta qualidade e representa verdadeiro "sinal de alerta" para montadoras tradicionais dos Estados Unidos. “As coisas terão que mudar de forma radical para que marcas americanas venha a poder competir contra elétricos chineses de baixo custo", disse. Segundo o engenheiro, as ocidentais também precisam "fabricar veículos elétricos para todos".
BYD Dolphin Mini (BR)
Woychowski trabalhou na GM de 1978 a 2011 e foi vice-presidente de qualidade global e lançamentos antes de deixar a empresa. Especificamente sobre o Dolphin Mini, o executivo destacou aspectos como eficiência e posicionamento acessível, incluindo recursos reduzidos como um único limpador de para-brisa em vez de dois (o que economiza tanto custos quanto peso). "É um exercício de eficiência”, disse.
Reduções em equipamentos volumosos dão ao Dolphin Mini peso total de 1.239 kg e autonomia homologada no Brasil de 280 km (ou 350 km em padrões internacionais). Mesmo leve e compacto, o modelo não dispensa recursos importantes como múltiplos airbags, controle eletrônico de estabilidade e freios a disco nas quatro rodas.
Woychowski também elogiou o modelo de produção e todo o conjunto de componentes do carro. "A fabricação é toda interna e integrada verticalmente. É uma vantagem incrível que eles têm”, disse. A BYD produz anualmente mais de 3 milhões de veículos e tamanha escala rende economia considerável para a empresa. Muitos componentes, como motores, painéis e até faróis, são fabricados pela própria BYD (e não terceirizados, como outras marcas fazem).
Fonte: GM Authority
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