A Kia finalmente revelou seu trunfo: o EV3, um SUV elétrico compacto que combina bateria de grande capacidade, amplo espaço interno e um preço competitivo. Será que este modelo tem potencial para se tornar um divisor de águas na linha de carros elétricos da Kia?
Nosso time Motor1 Itália teve a oportunidade de viajar até Frankfurt para conhecer de perto o EV3 e conversar com os engenheiros da Kia sobre suas características e diferenciais. A seguir, confira as impressões sobre o design, interior e tecnologia do novo SUV elétrico da marca coreana.
Kia EV3 (2024): o exterior
As linhas e o design ecoam o que já vimos nos últimos anos: a Kia decidiu oferecer uma marca importante e clara aos seus carros, especialmente quando se trata de elétricos. Ela tem personalidade nesse crossover de 4,30 metros de comprimento, capaz de otimizar o espaço com seu verdadeiro elemento-chave: a plataforma E-GMP, um verdadeiro ponto de virada no processo de eletrificação do fabricante coreano e a base funcional para o EV6 e o EV9, para citar apenas dois exemplos.
O caminho estilístico de "os opostos se atraem" se traduz em faróis dianteiros ypsilon muito finos, mas capazes de cortar a área frontal, destacando um capô plano, mas acima de tudo extremamente limpo em suas linhas.
O Kia EV3 2024 retoma conceitos já vistos no Kia EV9
O perfil do carro se destaca por suas linhas limpas e precisas, a começar pelas portas, com superfícies impecáveis contrastando com a robustez da soleira. Os arcos das rodas, quadrados mas com chanfros suaves, arrematam o visual imponente sem perder a elegância. A coluna A se integra harmoniosamente ao capô, traçando uma linha inclinada que flui para o teto em forma de rede. Essa linha se afunda na coluna C na altura da janela traseira, conectando-se à traseira com dinamismo e fluidez.
A traseira, por sua vez, exibe um design marcante sem ser excessivo. O vidro traseiro inclinado, com linhas retas e precisas, é coroado por um spoiler imponente que garante aerodinamicidade e estilo. As lanternas traseiras, fiéis ao design característico da marca, se estendem até a altura dos arcos das rodas, reforçando a robustez do veículo.
Kia EV3 2024, estilo definido e reconhecível com o novo curso de plataforma elétrica
Kia EV3 (2024): dimensões
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Distância entre eixos |
Kia EV3 | 4,30 metros | 1,85 metro | 1,56 metro | 2,68 metro |
Kia EV3 (2024): o interior
O porta-malas do SUV elétrico se destaca pela praticidade e flexibilidade. A abertura elétrica facilita o acesso, revelando um compartimento de 460 litros na configuração "all up". Rebater os bancos traseiros amplia o espaço para impressionantes 1200 litros, ideal para transportar objetos volumosos.
Um diferencial interessante é o rack de teto deslizante, inspirado no seu irmão maior EV9. Essa característica permite ajustar a posição do rack conforme a necessidade de transportar bagagem, otimizando o espaço e a aerodinâmica do veículo.
Para itens menores ou cabos de carregamento, há uma escotilha adicional. E para quem precisa de ainda mais espaço, um compartimento (frunk) de 25 litros sob o capô dianteiro, também bem forrado.
O painel de instrumentos: materiais reciclados e organização típica do espaço do EV
O acesso à segunda fila é facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas, complementadas por largas guarnições de borracha que garantem um excelente isolamento acústico. O espaço interno é generoso, proporcionando conforto para a cabeça, joelhos e pés dos passageiros. O EV3 oferece duas saídas de ar para o banco traseiro, mas o controle de temperatura individual não está disponível, exceto para a função de refrigeração dos assentos.
No comando do EV3, encontramos um ambiente verdadeiramente futurista e tecnológico. O painel de instrumentos é composto por três telas: um monitor de 12,3 polegadas para o motorista, outro de 5 polegadas no centro e um terceiro de 12,3 polegadas no lado do passageiro, que funciona como espelho do monitor principal. Esse sistema de infoentretenimento inovador se assemelha ao do Kia EV9, mas com a adição de um sistema ChatGPT e a possibilidade de pacotes evolutivos que podem ser adquiridos após o lançamento do veículo.
Você também poderá comprar, por exemplo, aplicativos que permitem assistir ao Netflix ou ao Spotify e, assim, aproveitar ao máximo o seu tempo enquanto carrega.
A propósito: muito engenhoso é o apoio de braço deslizante que também inclui botões para gerenciar câmeras e estacionamento. No centro do cockpit, o espaço para esvaziamento é bem organizado, assim como o compartimento para chaves e a zona de carregamento indutivo.
O quadro de instrumentos como um todo é muito bem desenvolvido, com materiais reciclados que também podem ser escaneados por meio de código QR para ver melhor a origem desses elementos.
Kia EV3 2024, espaço para passageiros traseiros
Voltando ao sistema de software, vale a pena destacar a evolução também em termos de Adas para um carro dessa categoria, considerando também o sistema de emergência apresentado para que, no caso infeliz de um motorista não responder aos comandos - com o controle de cruzeiro ativado -, o carro, em total autonomia, possa desacelerar até parar em uma zona de segurança, mudando de faixa, ativando as quatro setas de emergência e até mesmo abrindo a porta.
Kia EV3 (2024): Trem de força, bateria, carregamento
Vamos agora para as questões mais técnicas. O motor é do tipo síncrono de ímã permanente capaz de fornecer 150 kW (204 cv) de potência. Acoplado a esse motor, localizado no eixo dianteiro, há um conjunto de baterias disponível em duas capacidades: 58 kWh e 81 kWh.
Esse é provavelmente um dos principais elementos desse carro: ter um conjunto de baterias tão grande disponível em um carro de 4,30 metros pode fazer toda a diferença. Não que alguns rivais não cheguem perto, pelo contrário, mas até o momento é praticamente um recorde em termos de capacidade.
Galeria: Kia EV3 2024
Isso se traduzirá em uma autonomia realmente interessante, considerando também o excelente gerenciamento de energia que a Kia implementou nos últimos anos. E não estamos falando apenas de um consumo mais calibrado e econômico, mas também da contribuição tecnológica em termos da "recuperação" da própria energia.
De fato, o Kia EV3 também pode se comportar como um banco de energia e, assim, alimentar a rede elétrica com energia. Portanto, ele está equipado com as tecnologias Veichle To Load, Veichle to Grid e Veichle to Home.
O Kia EV3 2024 tem vários ases na manga, incluindo a tecnologia V2G
Falando em potência e carregamento: mantendo uma arquitetura de 400 volts, o EV3 recarrega em corrente alternada com uma potência de 11 kW (mas um carregador de 22 kW chegará como opcional), enquanto em corrente contínua atingirá 128 kW. Boa potência, mas não excelente.
Quando perguntados por que esse carro não tem um pico de potência de carregamento mais alto, os engenheiros da Kia apontaram que, na realidade, teria sido possível aumentar esse número, mas que, em vez disso, era preferível manter a curva de potência mais plana e, assim, manter constantemente o valor de 128 kW.
O Kia EV3 chegará ao mercado em outubro, mas as pré-encomendas poderão começar antes, bem a tempo da chegada dos incentivos ecológicos de 2024. O preço das duas versões ainda não foi finalizado, mas o que nos foi prometido é que a versão com a bateria menor cairá "e muito" dentro da faixa para se qualificar para o bônus.