Da China para a Europa e vice-versa.  Enquanto várias marcas chinesas pretendem abrir suas portas no Velho Continente, a GWM (Great Wall Motor) anunciou que fechará em breve sua sede europeia em Munique, destacando que a decisão veio após avaliações das "difíceis condições de mercado para veículos elétricos" e da "ameaça de impostos europeus sobre modelos chineses"

De acordo com um porta-voz da Great Wall à Automotive News Europe, o fechamento entrará em vigor em 31 de agosto e resultará na perda de 100 empregos.

WEY Coffee 01

Tempo para reorganização

É preciso dizer que esse não é um verdadeiro adeus ao Velho Continente. Na verdade, a empresa chinesa continuará a vender nos vários mercados europeus, inclusive na Alemanha e no Reino Unido, mas supervisionará as operações a partir da China.

Em essência, a mudança é mais organizacional e não afetará a rede de distribuição do modelo. A Great Wall Motor abriu seu escritório em Munique em 2021, com funções que abrangem liderança, vendas e gerenciamento. Inicialmente, a marca chinesa havia planejado atingir 300 funcionários até 2022.

Galeria: Ora Funky Cat (2023)

No entanto, 2024 continua sendo promissor

Em termos de vendas, a Great Wall entregou 1.621 veículos na Europa nos primeiros quatro meses de 2024, um aumento de 147% em relação ao ano anterior (de acordo com dados fornecidos pelos pesquisadores de mercado Dataforce).

O modelo mais vendido foi o Ora 03 (também conhecido como 'Funky Cat'), com 1.149 unidades, com o Way 05 em segundo lugar. Nos próximos meses, a marca lançará o sedã elétrico de médio porte Ora 07, que estreará na Alemanha e no Reino Unido.

Os outros mercados europeus da GWM incluem a Irlanda, os países bálticos e a Bulgária. Os mercados europeus agora serão gerenciados por distribuidores locais, dirigidos pela Great Wall Motor da China.

Galeria: Great Wall Ora Good Cat