As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China continuaram a crescer a um ritmo consistente em abril, permitindo que a participação de mercado aumentasse significativamente.
De acordo com os dados da EV Volumes, compartilhados pelo pesquisador José Pontes, quase 704.000 novos carros eletrificados plug-in de passageiros foram registrados na China em abril. Isso representa cerca de 30% a mais do que há um ano, enquanto a participação de mercado foi de 44%, em comparação com 35% em abril de 2023.
Em abril, os registros de carros totalmente elétricos aumentaram 10% em relação ao ano anterior, para cerca de 415.000, representando cerca de 26% do volume total do país e 59% de todos os plug-ins.
A principal força de crescimento são os híbridos plug-in, que aumentaram 65% em relação ao ano anterior, para cerca de 290.000.
Registros de carros plug-in para o mês (variação ano a ano):
* Estimado com base na participação de mercado
Durante os primeiros quatro meses do ano, mais de 2,5 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados na China (um aumento de aproximadamente 32% em relação ao ano anterior). Isso representa cerca de 40% do mercado total de carros.
Registros de carros plug-in de janeiro a abril (variação anual):
* Estimado com base na participação de mercado
Para referência, em 2023, mais de 8 milhões de novos carros eletrificados plug-in foram registrados na China (46% a mais do que em 2022), o que representou cerca de 37% do volume total (em comparação com 30% em 2022, 15% em 2021 e 6,3% em 2020).
Como escrevemos anteriormente, considerando o forte início do ano, 2024 deve ser ainda melhor, provavelmente ficando acima de 10 milhões de unidades de NEVs.
BYD Seagull
Tesla Modelo Y
Os carros mais vendidos na China são plug-ins - família BYD Song (54.300), família BYD Qin Plus (46.314), BYD Seagull (28.797) e Tesla Model Y (26.356). O primeiro entre os modelos "não eletrificados" é o Nissan Sylphy, com 24.270 unidades em abril.
Um dos aspectos mais interessantes é que o Tesla Model Y não foi o modelo totalmente elétrico mais vendido no mês passado. O BYD Seagull conseguiu um feito e pode ser um ponto de virada após alguns anos de domínio da Tesla.
Os 10 plug-ins mais vendidos em abril:
Após os primeiros quatro meses, a família BYD Song e a família BYD Qin ampliaram sua vantagem sobre as demais, enquanto a distância entre o Tesla Model Y e o BYD Seagull diminuiu ligeiramente.
Os 10 principais plug-ins de janeiro a abril:
* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram agrupadas na fonte.
A BYD continua a dominar o mercado chinês de plug-ins, com 29,8% de participação no segmento de carros plug-in (31,9% quando inclui suas marcas satélites), o que não deve mudar tão cedo.
Principais marcas por participação no segmento de plug-in em janeiro-abril:
Principais grupos automotivos por participação no segmento de plug-in em janeiro-abril:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026