Como os carros elétricos chineses baratos estão se aproximando, as montadoras americanas estão se sentindo pressionadas a competir em um dos segmentos futuros mais importantes do setor: o de carros elétricos acessíveis.
As montadoras estão descobrindo rapidamente que, para se manterem competitivas no crescente segmento de veículos elétricos, precisam começar a fabricar carros mais acessíveis - e não apenas SUVs e picapes de luxo com alta margem de lucro. A GM também percebeu isso e agora está voltando ao básico, preparando o renascimento do Chevrolet Bolt.
A GM recebeu muitas críticas quando eliminou o Chevrolet Bolt. O veículo elétrico de entrada foi um grande sucesso para aqueles que queriam um elétrico sem frescuras na era da Tesla. Mas com o projeto Ultium da GM no horizonte, tudo que é bom tem que acabar. Quanto ao Bolt, isso significava interromper as vendas enquanto a GM preparava a próxima geração do BEV de sucesso.
Em uma entrevista para a Automotive News, o presidente da GM na América do Norte, Marissa West, tornou-se a mais recente pessoa que fala sobre o Bolt, aplaudindo o próximo produto ao enfatizar a pressão da GM para que ele seja o VE acessível dos Estados Unidos.
"Estamos entusiasmados em trazer o produto de volta melhor do que nunca, sustentado pela tecnologia Ultium, realmente apresentando ao cliente uma solução de grande valor", disse West. "Ele terá um ótimo estilo, uma ótima autonomia e um tempo de carregamento muito bom. Ele chegará em um momento em que a acessibilidade é importante e a infraestrutura continua a ser construída."
Já sabemos que a próxima geração do Chevrolet Bolt está a caminho há algum tempo. Também é público que o Bolt terá uma bateria LFP e uma porta de carregamento NACS para aproveitar a rede Supercharger da Tesla. A GM diz que o novo Bolt será lançado no próximo ano.
Estamos realmente empolgados com a chegada do Bolt com a base da arquitetura Ultium para termos o veículo mais econômico do mercado até 2025.
Como todas as montadoras, a GM precisa de um sucesso no segmento de carros elétricos. Isso é especialmente importante porque a China está batendo à porta do setor automotivo e os consumidores estão cientes dos EVs baratos que existem no exterior.
Talvez esse não seja o único motivo pelo qual as vendas de VEs tenham esfriado nos últimos meses, mas certamente não ajudou. Atualmente, a maioria das opções de veículos movidos a bateria nos Estados Unidos não é exatamente barata. Muitas montadoras (incluindo a GM) optaram propositadamente por se concentrar em plataformas de alta margem de lucro, como marcas de luxo e picapes, antes de atender ao consumidor médio que busca um veículo acessível para o deslocamento de casa para o trabalho.
Mas havia um método para a ousadia da GM. A GM sabia que a taxa de adoção de BEVs seria melhor no segmento de luxo do que apenas vendendo para consumidores que queriam carros baratos. É a mesma maneira que a Tesla abordou o problema em 2006, quando o CEO Elon Musk publicou o primeiro "Plano Diretor". Isso permitiu que a GM recuperasse alguns de seus custos relacionados ao Ultium, lançando EVs de alto valor e diminuindo a produção - e esse é o segredo para fabricar carros baratos.
West explica à Automotive News:
O mercado de luxo está seguindo uma trajetória mais acentuada para a adoção de EVs, e isso é ótimo não apenas para o nosso Lyriq, mas também para muitos dos produtos Cadillac. Mas, certamente, esse é um negócio de escala, e o valor da arquitetura Ultium realmente vem com a flexibilidade que ela proporciona, a uniformidade que ela proporciona. Com a escala, ela nos dá a oportunidade de apresentar veículos elétricos realmente acessíveis aos nossos clientes, e o Equinox é muito importante para isso. Estamos realmente empolgados em ter o Bolt com os fundamentos da arquitetura Ultium para ter o veículo mais acessível do mercado até 2025.
É interessante notar que a GM diz que o novo Bolt será "o veículo mais econômico do mercado", o que é uma grande verdade. Atualmente, esse emblema vai para o Nissan Leaf em US$ 28.040 (R$ 146.000) sem o frete. No entanto, o Leaf será descontinuado em algum momento deste ano para dar lugar ao novo modelo, o que significa que o próximo passo é o Mini Cooper Electric 2025, que começa em US$ 30.900 (R$ 161.000).
O Bolt EUV descontinuado tinha um preço inicial de US$ 27.800 (R$ 144.000), que parece difícil de ser superado. Mas, considerando as alegações da GM e o fato de que o preço inicial do Equinox EV é de US$ 34.995 (R$ 182.000), parece plausível que a GM possa fixar o preço do Bolt abaixo de US$ 30.000 - embora isso seja puramente especulativo.
De qualquer forma, a GM - e a West - estão vendo o Bolt como a chance da Chevrolet de, mais uma vez, criar um veículo elétrico acessível para as massas. Mas, desta vez, todo o setor gerou uma onda grande o suficiente para que o Bolt possa aproveitar sem ter que criar sua própria corrente.
"O ano do modelo final de produção do Bolt foi, na verdade, nosso ano de maior volume até agora, o que demonstra a demanda por um veículo acessível", disse West.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV têm fim de linha confirmado oficialmente