A Volvo Cars quer dar um passo adiante na indústria de veículos elétricos com o lançamento do primeiro "Passaporte de Bateria" do mundo. Esse documento, que acompanhará o novo SUV EX90 da marca, vai registrar a origem dos materiais utilizados na bateria, seus componentes, o percentual de material reciclado e a pegada de carbono do processo produtivo.
Desenvolvido pela Volvo, em parceria com a startup britânica Circulor, o Passaporte de Bateria levou mais de cinco anos para ser finalizado e utiliza tecnologia blockchain para mapear toda a cadeia de fornecimento. A iniciativa demonstra a transparência da Volvo com relação ao impacto ambiental de seus carros, considerando que a empresa pretende fabricar somente veículos totalmente elétricos até 2030.
"É muito importante para nós sermos pioneiros e líderes nesse quesito", afirma Vanessa Butani, diretor global de sustentabilidade da Volvo.
O "Passaporte de Bateria" será obrigatório para carros elétricos vendidos na União Europeia a partir de fevereiro de 2027. A Volvo, no entanto, está se adiantando para oferecer essa informação aos consumidores em breve. O EX90, que deve começar a ser produzido em breve na fábrica da Volvo em Charleston, Carolina do Sul (EUA), e entregue aos clientes da Europa e América do Norte a partir do segundo semestre deste ano, já virá com o documento.
Os proprietários da Volvo poderão acessar uma versão simplificada do passaporte através de um código QR localizado na parte interna da porta do motorista. Uma versão mais completa, destinada a órgãos reguladores, também será disponibilizada.
Além disso, o documento incluirá informações atualizadas sobre a saúde da bateria do veículo elétrico por um período de 15 anos, fator importante na avaliação de carros elétricos usados. De acordo com Douglas Johnson-Poensgen, CEO da Circulor, o custo do Passaporte de Bateria será de cerca de US$ 10 por carro.
O sistema da Circulor rastreia os materiais da bateria desde a mina até o veículo, acompanhando a produção dos fornecedores para monitorar os materiais ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Para calcular a pegada de carbono total, o sistema considera até mesmo a fonte de energia utilizada pelos fornecedores, verificando a fatura mensal de energia e qual a porcentagem provém de fontes renováveis.
A Volvo, assim como a Jaguar Land Rover e a BHP (a maior mineradora listada em bolsa do mundo), investiu na Circulor. Johnson-Poensgen afirma que há uma corrida entre as montadoras para criar passaportes de baterias e que, mesmo começando agora, muitas podem ter dificuldade em cumprir o prazo de 2027 da UE.
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