Toyota planeja nacionalizar produção de baterias para híbridos
Até 2026, produção em Sorocaba (SP) quase que dobrará com ampliação da fábrica
A Toyota já anunciou o investimento de R$ 11 bilhões até 2030 no Brasil, incluso a ampliação da planta de Sorocaba (SP) para a produção de novos modelos. Em entrevista coletiva, Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, falou mais sobre os planos, inclusive sobre a nacionalização dos conjuntos híbridos, hoje importados do Japão.
Maggio quer nacionalizar o sistema híbrido para aproveitar o aumento de volume previsto para os próximos anos. Esperado para o ano que vem, o Yaris Cross desponta como um dos principais modelos desta nova fase da marca por aqui, inclusive planos sobre a nacionalização da montagem das baterias, um dos componentes mais caros desse pacote eletrificado.
Galeria: Toyota Yaris Cross (Ásia)
Em 2026, a planta de Sorocaba praticamente dobrará de capacidade, segundo o executivo. A Toyota fará a transferência da produção do Corolla de Indaiatuba (SP), já em processo, e o projeto é espelhar toda a área de produção atual para isso, como uma nova fábrica por completo. A fábrica de motores de Porto Feliz (SP) também entra nessa conta de investimentos para a nacionalização e novos motores, principalmente para o SUV Yaris Cross.
Outro lançamento esperado é uma provável picape no porte intermediário e monobloco sobre a plataforma TNGA. Como a marca eletrificará toda a sua linha, esta novidade também se aproveitará da nacionalização do conjunto híbrido e entrará na briga com Fiat Toro, também esperada que receba a eletrificação em algum nível em algum momento. Essa parte é esperada até 2026, quando começa uma segunda fase, ainda não especificada pela marca ou pelo executivo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Seal 05 DM-i: sucessor do BYD King inicia pré-venda na China
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Híbrido-leve: Híbrido de verdade ou apenas um paliativo?
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km