A Mercedes-Benz está acelerando o desenvolvimento de soluções para carros autônomos e, pela primeira vez, vai contar com a ajuda de uma empresa chinesa. De acordo com vazamentos recentes, o novo CLA elétrico da marca alemã será equipado com um sistema avançado de direção inteligente da startup Momenta, que não depende de mapas de alta definição para funcionar.
Esse recurso permitirá que o Mercedes-Benz CLA ofereça assistência para navegação urbana. A produção em massa do elétrico está programada para começar em abril de 2025.
Mercedes CLA Concept 2023
A parceria com a Momenta, fundada em 2016 e com sede perto de Xangai, marca a estreia da Mercedes-Benz trabalhando com uma fornecedora chinesa de tecnologia para direção autônoma. Além disso, o novo CLA será o primeiro modelo da marca a oferecer recursos de piloto automático urbano. O sistema utilizará o chip Nvidia Orin X para funções autônomas e de assistência à direção (ADAS).
O atraso da Mercedes-Benz em relação às fabricantes chinesas no quesito direção autônoma vem impactando as vendas e a imagem da marca no país asiático. O novo CLA elétrico, que mira um público jovem e antenado em tecnologia, pretende solucionar esse problema.
Desenvolvido sobre a plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture), o CLA terá suporte para arquitetura elétrica de 800V e carregamento rápido de até 250 kW. Ele também contará com o sistema operacional MB.OS, exclusivo da marca, que aprimora o poder de computação e a interação do usuário. A plataforma MMA é um passo importante na transformação elétrica da Mercedes-Benz, que busca recuperar o terreno perdido após o desempenho abaixo do esperado da linha EQ.
A aliança com a Momenta reforça o compromisso da Mercedes-Benz em acelerar suas iniciativas de direção inteligente. Ao se aliar a especialistas locais, a marca pretende se manter competitiva em um mercado com inovação tecnológica constante.
Além do CLA, a Mercedes-Benz planeja outras três linhas de produtos na China compatíveis com recursos avançados de direção autônoma. A versão alongada do Classe E, lançada no final de 2023, conta com piloto automático para rodovias, desenvolvido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz na China. Já os modelos EQS e Classe S utilizam software da Nvidia, cujos testes em vias públicas começaram no final de 2023.
Apesar dos avanços globais da Mercedes-Benz em direção autônoma, com licenças comerciais para L3 (automatização condicional) e L4 (estacionamento automatizado) em diversos países, o sucesso no mercado chinês, que representa um terço de suas vendas, é crucial para a estratégia geral da empresa. Vale lembrar que a Mercedes-Benz tem 20% de capital chinês, sendo 10% do fundador da Geely, Li Shufu, e quase 10% da estatal Beijing Auto (BAIC).
Fonte: 36kr
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