Volvo EX30 terá produção transferida para a Europa antes do previsto
Objetivo é evitar as tarifas de importação mais altas a serem aplicadas pela UE
A Volvo está mudando a produção de dois de seus carros elétricos fabricados na China para a Europa. A decisão vem em antecipação ao aumento de tarifas que a União Europeia (UE) deve impor sobre veículos elétricos subsidiados pelo governo chinês.
O principal modelo afetado por essa mudança é o EX30, um SUV elétrico compacto (ou hatchback) que é o novo modelo de entrada da marca. Inicialmente, a Volvo pretendia fabricar o EX30 na China para o mercado global, incluindo o Brasil. No entanto, com a proximidade de possíveis tarifas de importação de até 30% sobre carros elétricos chineses, a empresa decidiu transferir a produção para sua fábrica em Ghent, na Bélgica.
Galeria: Impressões: Volvo EX30 (BR)
Essa mudança evita que o preço final do EX30 seja inflacionado pelos impostos de importação. Vale lembrar que a Volvo já planejava produzir o EX30 na Bélgica em 2025, mas a ameaça de tarifas está acelerando esse processo.
Além do EX30, a Volvo também estuda transferir a produção de outros modelos para a Bélgica, incluindo alguns carros atualmente fabricados no Reino Unido.
Tarifa alta ameaça vendas
Vale lembrar que a União Europeia suspeita que a China esteja subsidiando a produção de carros elétricos, tornando-os artificialmente baratos. Para combater essa suposta vantagem injusta, a UE planeja aplicar tarifas de importação sobre esses veículos.
Impressões: Volvo EX30 (BR)
Analistas apontam que a Volvo é uma das fabricantes de carros ocidentais mais vulneráveis a essas tarifas. Atualmente, os carros elétricos chineses sofrem uma tarifa de importação de 10% na UE, mas esse número pode subir para 25% ou até 30%. Fontes internas da Volvo afirmam que, com tarifas tão altas, seria inviável fabricar o EX30 na China e exportá-lo para a Europa.
A Comissão Europeia iniciou sua investigação sobre carros elétricos chineses em outubro passado. A expectativa é que a União Europeia notifique a China sobre as novas tarifas nos próximos dias. O país asiático terá então quatro semanas para se defender das acusações. Em novembro, todos os países membros da UE precisarão aprovar a aplicação definitiva das tarifas.
EX90 já é produzido nos EUA
É importante destacar que a mudança de produção anunciada pela Volvo também afeta o EX90, o SUV elétrico topo de linha da marca. Esse modelo já está sendo fabricado nos Estados Unidos - também será feito na Bélgica.
A Volvo ainda não confirmou oficialmente a transferência da produção do EX30 para a Bélgica. No entanto, fontes internas da empresa indicam que essa é a decisão mais provável para evitar que o preço do carro seja afetado pelas tarifas da União Europeia.
O EX30 é um modelo estratégico para a Volvo em termos globais. No Brasil, por exemplo, o SUV compacto tem a missão de ajudar a marca a dobrar suas vendas anuais, liderando o segmento premium por aqui. A questão é o quanto essa mudança afetará o preço final do carro elétrico, que por aqui custa a partir de R$ 229.950.
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