O mercado automotivo brasileiro segue avançando bem em junho, com destaque para a crescente popularidade dos carros elétricos. Pelos dados parciais até 17 de junho, as vendas de veículos eletrificados (EVs, PHEVs, HEVs e MHEVs) alcançaram 7.156 unidades, conquistando uma participação de 7,08% no total. No acumulado do ano, esse número sobe para 72.085 unidades, representando 7,39% do mercado.

Os dados foram apurados pela consultoria Marcelo Cavalcante de Lima, que acompanha o mercado automotivo com análises periódicas, incluindo dados separados para o segmento de novas energias.

Carros elétricos na frente

Dentro das categorias eletrificadas, os modelos 100% elétricos se destacaram como os mais procurados, com 2.686 unidades vendidas. Em segundo lugar, figuram os híbridos plug-in (PHEVs), com 2.173 emplacamentos, seguidos pelos híbridos convencionais (HEVs) com 1.564 unidades e pelos micro-híbridos (MHEVs) com 733 unidades.

Entre os modelos mais vendidos, o híbrido GWM Haval H6 se consolidou como líder, com 939 unidades emplacadas, enquanto o rival BYD Song Plus (776) garantiu o segundo lugar, deixando o Toyota Corolla Cross (536) com a última vaga do pódio.

Já no segmento de elétricos a bateria, o BYD Dolphin Mini conquistou o topo, com 809 emplacamentos, seguido pelo Dolphin (547) e o novato Volvo EX30 (494) se firmando na terceira posição, até então ocupada pelo Ora 03. 

De qualquer forma, são dados parciais e o cenário ainda deve sofrer algumas mudanças até o fim do mês. Vamos continuar acompanhando e ver o desempenho das novidades que estão chegando ao mercado, sobretudo o EX30, que entrou numa faixa de preço para atingir um número maior de potenciais clientes. 

Fonte: Marcelo Cavalcante