NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China
As estações de troca de bateria podem concluir a troca completa em pouco mais de dois minutos e será compatível com várias marcas de EV
A quarta geração de estações de troca de baterias da NIO entrou em operação este mês na China e agora são compatíveis com várias marcas e modelos. De acordo com o fabricante chinês, a Power Swap Station 4.0 é totalmente automática e pode completar a troca completa de uma bateria descarregada por um carregada em pouco mais de 2 minutos.
Graças ao uso de seis LiDARs para o dimensionamento a laser e quatro chips Orin X, que têm uma capacidade de computação total de 1.016TOPS, o processo de troca de bateria pode ser iniciado com apenas um toque na tela central do carro ou mesmo sem estar no carro.
Receba uma carga completa em 2 minutos
A mais recente estação de troca de baterias também é significativamente mais capaz do que as gerações anteriores. Ela é maior e pode acomodar 23 conjuntos de baterias. O processo de troca de bateria também é mais rápido e leva apenas 144 segundos (2 minutos e 2 segundos). A NIO afirma que uma única estação pode fornecer até 480 trocas por dia.
A troca de bateria é mais conveniente e provavelmente mais rápida do que o reabastecimento, pois o motorista não precisa sair do carro.
Estação de troca de energia NIO 4.0 com seus sensores a laser
Cliente da NIO compra ou aluga bateria
A NIO oferece um modelo de negócio diferente para tornar seus carros elétricos mais acessíveis. Considerando o fato de que o que encarece um veículo elétrico é a bateria, a fabricante chinesa aposta em um modelo onde oferece o aluguel da bateria, variando seu preço conforme a capacidade. Isso significa que você pode ter uma bateria pequena de aluguel mais barato para uso cotidiano e trocá-la rapidamente por uma maior caso precise de mais autonomia. Isso pode ser feito nas estações Power Swap e a cobrança pode ser diária ou mensal.
Estação de troca de energia NIO 4.0
Capacidades de baterias da NIO
As estações são compatíveis com toda a linha de baterias da NIO. Atualmente, a empresa oferece uma bateria de 75 kWh, uma bateria NCM de 100 kWh e uma bateria de 150 kWh (células de estado semi-sólido da Beijing WeLion New Energy Technology).
As baterias de 150 kWh estão disponíveis para aluguel a partir de 1º de junho de 2024 (as baterias de 100 kWh podem ser alugadas ou compradas). O preço varia de acordo com a bateria original do carro. Para usuários de baterias de 70/75 kWh, a troca para uma unidade de 150 kWh custa 150 CNY (US$ 21) por dia nos primeiros sete dias, de acordo com o CnEVPost.
No caso dos EVs com bateria de 100 kWh, a troca custa 100 CNY (US$ 14) por dia nos primeiros sete dias. Depois disso, o custo aumenta em 50 CNY (US$ 7) por dia. Isso se soma ao custo de usar o serviço de troca de bateria.
A estação 4.0 pode ser usada por carros da NIO, a nova marca Onvo da NIO e outras trocas de bateria de parceiros estratégicos. Vale lembrar que a NIO tem uma parceria de troca de baterias assinada com a Changan Automobile e a Geely Holding.
Números da NIO Power Swap Station 4.0
- Tempo de troca de bateria: 144 segundos
[3.0 precisa de 150 segundos, 2.0 precisa de 277 segundos] - pacotes de baterias: 23
[o 3.0 tem 21 baterias, o 2.0 tem 13 baterias, o 1.0 tem 5 baterias] - produção diária: até 480 trocas de bateria por dia (uma a cada 10 minutos, em média)
[3.0 até 408 trocas, 2.0 até 312 trocas] - operação automática
- Apresentado: Dezembro de 2023
- instalado pela primeira vez: Junho de 2024
Em 13 de junho de 2024, a rede de troca de baterias da NIO consistia em 2.432 estações na China. Os pontos de carregamento da empresa somam mais de 22.600.
De acordo com o fundador, presidente e CEO da NIO, William Li (via CnEVPost), as estações de troca de baterias 4.0 podem atingir o ponto de equilíbrio se fornecerem 60 trocas por dia. Isso representaria apenas 12,5% do potencial de 480 trocas por dia da estação.
Carregamento rápido DC vs. Troca de bateria
A NIO não se isenta do carregamento rápido. Com o lançamento das estações de troca de bateria 4.0, a empresa também lançou o novo Power Charger 4.0 de 640 quilowatts com refrigeração líquida, que tem uma corrente máxima de 765 amperes e uma tensão máxima de 1.000 volts. O novo cabo de carregamento desenvolvido pela NIO é leve e pesa apenas 1,5 kg.
O aumento de potência dos 500 quilowatts anteriores e de até 660 A foi considerado necessário para recarregar os pacotes de bateria de alta capacidade de 10 a 80% em cerca de 12 minutos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
A revolução da bateria finalmente chegou
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve