A Scania revelou seu primeiro ônibus elétrico, o K 230E B4x2LB. O modelo, que será apresentado na Lat.Bus 2024, em agosto, marca o início da transição para a eletrificação dentro da empresa e estreia na sequência de um grande anúncio de investimentos em suas operações.  

Focado no transporte urbano, o K 230E B4x2LB tem tração 4x2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. O veículo elétrico pode ter autonomia de 250 a 300 km, operando em rotas com até 200 km por dia, ou mais. Em São Paulo (SP), por exemplo, a SPTrans exige alcance de 250 km para os ônibus elétricos que irão circular na cidade.

O ônibus elétrico Scania pode ser equipado com quatro ou cinco pacotes de baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), que proporcionam maior densidade de carga e consequentemente mais capacidade para transportar passageiros. As baterias modulares, com pacotes de 104 kW, permitem flexibilidade na configuração, com opções de três pacotes no teto e um no fundo do ônibus ou quatro baterias no teto e uma na traseira.

Os pacotes de baterias são importadas da Suécia, fruto de uma parceria entre a Scania e a Northvolt, empresas que trabalham juntas desde 2017 para desenvolver baterias para veículos elétricos. Em 2023, a Scania deu mais um passo ao inaugurar uma nova fábrica de baterias em Södertälje.

Segundo a explicação de Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, a Scania optou por uma configuração de baterias com capacidade útil de 75%, medida que tem como objetivo proteger as células e prolongar a vida útil. No caso, são 1,2 milhão de quilômetros, o mesmo tempo de vida da carroceria. 

Já o sistema de propulsão do K 230E B4x2LB conta com um motor elétrico Scania de 230 kW (310 cv) e torque de 2.200 Nm acoplado a um câmbio de duas marchas.

Scania - ônibus elétrico K 230E B4x2LB

O sistema de recarga do K 230E B4x2LB utiliza carregador externo de 130 kW, com tempo de recarga entre 150 e 170 minutos. A interface de carregamento oferece maior segurança e praticidade, além de um sistema de manutenção simples que reduz custos com reparos.

A Scania está investindo na preparação de sua fábrica no Brasil para a produção do K 230E B4x2LB, que terá início em março de 2025. A empresa também oferece soluções de financiamento via Scania Banco, com taxa de juros referencial de 0,79%.

Galeria: Scania - ônibus elétrico K 230E B4x2LB

Com apresentação oficial marcada para agosto, no Lat.Bus, o ônibus elétrico Scania terá início de produção em março de 2025, com as primeiras entregas previstas para setembro. A estimativa é de que sejam entregues 50 ônibus no ano que vem, avançando nos anos seguintes com o aumento da demanda. 

Especificações técnicas do K 230E B4x2LB:

  • Autonomia: 250 a 300 km
  • Motor: Elétrico Scania de 230kW (310 cv) e 2.200Nm de torque
  • Câmbio: 2 marchas
  • Baterias: NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), modulares, com pacotes de 104 kW
  • Tempo de recarga: 150 a 170 minutos
  • Potência do carregador: 130 kW
  • Aplicação: Urbana
  • Tração: 4x2
  • Carroceria: 12 a 14 metros (piso baixo ou normal)
  • Capacidade média de passageiros: 80