A Volvo anunciou que o ônibus elétrico urbano Volvo BZL começará a circular em testes em São Paulo (SP) a partir de novembro. É a segunda cidade do país a receber o veículo para testes em condições reais, depois de Curitiba (PR). 

De acordo com o comunicado, o ônibus elétrico irá circular durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital paulista. Antes, o ônibus estará em exposição na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que acontece de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center. 

“São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.

Galeria: Volvo BZL - ônibus elétrico urbano (SP)

O Volvo BZL Elétrico é um chassi 4x2 equipado com baterias de íon lítio de 94 kWh. É movido por um motor elétrico de 200 kW (272 cv) de potência e 425 Nm de torque, instalado na parte traseira.

O veículo tem 12,5 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia para até 300 km, irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite.

Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela Volvo, e o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.

Volvo BZL - ônibus elétrico urbano (SP)

A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca para fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar a mais de 2.000 ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024, com a meta de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem - desde novembro de 2022 não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus que não sejam de propulsão por energia limpa.

O Brasil é um importante mercado para a Volvo. Há mais de dez anos, a Volvo foi pioneira na produção e comercialização de ônibus híbridos no país, que segue nos planos globais de expansão da oferta de veículos elétricos da marca. O objetivo é que até 2030 metade dos ônibus comercializados pela Volvo em todo o planeta sejam com essa tecnologia.

Produção nacional

Durante o evento de apresentação do veículo em Curitiba (PR), a Volvo anunciou ao prefeito Rafael Greca investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques, disse que o projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento.