A Ferrari anunciou no final de 2019 que não apresentaria seu primeiro carro elétrico até depois de meados desta década. No entanto, o lançamento foi adiantado em abril de 2021, quando o presidente da empresa, John Elkann, disse que seria lançado até 2025. Ele ainda está no caminho certo para uma estreia oficial no final do próximo ano. Nesse meio tempo, ele pode ter sido flagrado em testes pela primeira vez.

Essa protótipo estranhamente disfarçado, vista por Derek Cornelissen, parece um hatchback de grandes dimensões. Avistado em Maranello, parece estar usando uma carroceria modificada proveniente do Maserati Levante. No entanto, parece ter os faróis de uma Ferrari Roma. Também não podemos deixar de notar as rodas recém-projetadas, possivelmente sem as coberturas aerodinâmicas.

Foto de espionagem da mula de teste do Ferrari EV

E sim, aquelas quatro ponteiras de escape penduradas nos cantos do para-choque traseiro são comicamente falsas. Os adesivos amarelos de alta voltagem indicam que estamos lidando com um veículo elétrico. Não é a primeira vez que uma montadora decide colocar um escapamento falso em um protótipo de veículo elétrico, já que a Porsche vem fazendo isso há algum tempo com o Boxster elétrico.

O fato de a Ferrari ter decidido usar a carroceria do Levante não significa necessariamente que o Purosangue com motor V12 esteja recebendo um companheiro elétrico. A empresa não revelou qual será a forma de seu veículo elétrico. Sabemos que será construído em uma nova fábrica inaugurada esta semana na base existente em Maranello. O fato de ver essa mula de teste rodando por aí poucos dias depois provavelmente não é uma coincidência.

A Ferrari prometeu que seu primeiro veículo elétrico produzirá um ruído "autêntico", seja lá o que isso signifique. Há rumores de que o carro custará mais de US$ 500.000, embora o CEO Benedetto Vigna tenha se recusado a confirmar o relatório. Ele também refutou a especulação de que a nova fábrica aumentaria a produção anual de aproximadamente 14.000 para 20.000 veículos.

Embora a Ferrari esteja no início da era elétrica, ela ainda planeja vender carros V12 pelo maior tempo possível. O chefe de marketing de produto Emanuele Carando disse recentemente que o motor permanecerá em produção até que seja proibido. No entanto, a marca italiana projeta que os carros de combustão interna pura representarão apenas 20% das vendas anuais até 2030. Cerca de 40% serão representados por híbridos plug-in, e os 40% restantes por veículos elétricos puros.

Enquanto isso, estima-se que o primeiro VE será responsável por 5% do total de vendas em 2026. A Reuters alega que um segundo carro elétrico já está em desenvolvimento, embora em um estágio inicial.