A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CBPMESP) estão intensificando a colaboração para garantir a segurança em operações de recarga de veículos elétricos em condomínios residenciais e comerciais.

Em uma reunião realizada na última quarta-feira (26/6), a ABVE apresentou aos bombeiros uma proposta detalhada para a realização de um simulado de incêndio envolvendo baterias e/ou veículos elétricos. O objetivo é aprimorar os protocolos de segurança e subsidiar a criação de normas mais eficazes para o setor.

abve bombeiros sp seguranca carregadores

Testes controlados para embasar decisões

A proposta da ABVE prevê a realização de três módulos distintos, que podem ser executados de forma simultânea ou sucessiva:

Módulo 1: Exposição e conhecimento

  • Apresentação de veículos elétricos desmontados, seus componentes e equipamentos;
  • Demonstração dos principais sistemas de segurança, fiação, cabos elétricos e pontos de corte em caso de necessidade;
  • Exibição de equipamentos e dispositivos de prevenção e combate a incêndio específicos para veículos elétricos, já disponíveis no mercado nacional e internacional.

Módulo 2: Intercâmbio de informações

  • Ciclo de webinares, palestras e eventos presenciais ou online com especialistas de países com eletromobilidade avançada, como Estados Unidos, China, Noruega e Austrália;
  • Visitas de especialistas internacionais para dialogar com os bombeiros brasileiros;
  • Possibilidade de viagens de delegações brasileiras de bombeiros para outros países para aprimorar o conhecimento.

Módulo 3: Simulados realistas

Testes controlados de estresse e/ou incêndio em veículos ou baterias, realizados em local seguro e adequado, com total proteção aos participantes e ao meio ambiente, utilizando equipamentos apropriados.

Proposta de regras para instalação de estações de recarga em SP

Proposta de regras para instalação de estações de recarga em SP

Segurança em primeiro lugar: prioridade compartilhada

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, reforça o compromisso da entidade em colaborar com os bombeiros para a criação de regras viáveis e eficazes: "Nosso objetivo é contribuir para a elaboração de normas que garantam a segurança dos usuários de carros elétricos, condôminos, síndicos e de todo o mercado da construção civil. Acreditamos que, com o diálogo aberto e a colaboração mútua, podemos alcançar um futuro mais seguro para a eletromobilidade no Brasil."

O Tenente-coronel Max Schroeder, Chefe do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios do CBPMESP, elogia a seriedade da ABVE e destaca a importância dos testes para embasar as futuras normas: "A proposta da ABVE é um passo fundamental. Através de testes rigorosos, poderemos observar e analisar os principais riscos de incêndio em veículos elétricos, baterias e carregadores. Isso nos permitirá criar regras adequadas à realidade e com foco na proteção à vida humana."

Próximos passos: aprofundando a colaboração

A ABVE e os bombeiros de São Paulo já agendaram uma série de reuniões técnicas para dar início à proposta. A expectativa é que o primeiro simulado seja realizado na primeira semana de agosto.