BYD Song Pro será o primeiro modelo com produção nacional da marca
SUV híbrido plug-in começa a ser montado na fábrica de Camaçari (BA) até o final do ano
O novo BYD Song Pro será o primeiro modelo da BYD com produção nacional. Durante o evento de lançamento no Brasil nesta quarta-feira (10), a fabricante chinesa confirmou que o SUV híbrido plug-in será o responsável por iniciar os trabalhos na fábrica de Camaçari (BA) que entra em operação no final do ano.
O Song Pro foi lançado com uma proposta mais agressivo de olho no promissor segmento dw SUVs médios. O modelo está equipado com o já conhecido conjunto híbrido DM-i, já presente no Song Plus e no sedã King, com motor 1.5 aspirado e unidade elétrica na transmissão, que chega aos 235 cv combinados.
Galeria: BYD Song Pro 2025 (Brasil)
O BYD Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e 1.710 mm de altura. Tais medidas são pouco menores que do Song Plus. No porta-malas, cabem 520 litros, contra 574 do Plus. O novo SUV é maior em comprimento que o Jeep Compass (4.404 mm), Toyota Corolla Cross (4.460 mm) e VW Taos (4.461 mm).
De acordo com a BYD, ainda em 2024, a marca começará a fazer a montagem do SUV com peças importadas, seja em regime SKD, onde o carro já vem parcialmente montado, ou CKD, com a montagem final feita por aqui. No entanto, os planos da marca incluem a fabricação nacional total já a partir de 2025. O modelo será montado e posteriormente fabricado na linha de montagem da marca em Camaçari (BA).
Conforme já foi anunciado, os modelos a serem produzidos na fábrica de Camaçari (BA) são o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus. A lista de modelos nacionais da BYD foi ampliada no começo do ano com o Dolphin Mini, que também será feito na fábrica baiana.
A BYD tem como meta vender 100.000 veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil até o final do ano, número que representa um salto sobre as pouco mais de 18.000 unidades vendidas em 2023. A partir de 2025 a fábrica passará a ter papel para o crescimento da empresa no país por conta do aumento do imposto de importação.
Com informações de Fábio Trindade, de São Paulo (SP)
Galeria: BYD - pedra fundamental da fábrica na Bahia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911