O novo BYD Song Pro será o primeiro modelo da BYD com produção nacional. Durante o evento de lançamento no Brasil nesta quarta-feira (10), a fabricante chinesa confirmou que o SUV híbrido plug-in será o responsável por iniciar os trabalhos na fábrica de Camaçari (BA) que entra em operação no final do ano.
O Song Pro foi lançado com uma proposta mais agressivo de olho no promissor segmento dw SUVs médios. O modelo está equipado com o já conhecido conjunto híbrido DM-i, já presente no Song Plus e no sedã King, com motor 1.5 aspirado e unidade elétrica na transmissão, que chega aos 235 cv combinados.
O BYD Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e 1.710 mm de altura. Tais medidas são pouco menores que do Song Plus. No porta-malas, cabem 520 litros, contra 574 do Plus. O novo SUV é maior em comprimento que o Jeep Compass (4.404 mm), Toyota Corolla Cross (4.460 mm) e VW Taos (4.461 mm).
De acordo com a BYD, ainda em 2024, a marca começará a fazer a montagem do SUV com peças importadas, seja em regime SKD, onde o carro já vem parcialmente montado, ou CKD, com a montagem final feita por aqui. No entanto, os planos da marca incluem a fabricação nacional total já a partir de 2025. O modelo será montado e posteriormente fabricado na linha de montagem da marca em Camaçari (BA).
Conforme já foi anunciado, os modelos a serem produzidos na fábrica de Camaçari (BA) são o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus. A lista de modelos nacionais da BYD foi ampliada no começo do ano com o Dolphin Mini, que também será feito na fábrica baiana.
A BYD tem como meta vender 100.000 veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil até o final do ano, número que representa um salto sobre as pouco mais de 18.000 unidades vendidas em 2023. A partir de 2025 a fábrica passará a ter papel para o crescimento da empresa no país por conta do aumento do imposto de importação.
Com informações de Fábio Trindade, de São Paulo (SP)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia