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MOVER: potencial para reduzir emissões no Brasil em 17,5% até 2027

Resultado será impulsionado principalmente pelo aumento da frota de veículos elétricos e híbridos

recarga
Foto de: InsideEVs

Aprovado recentemente, o programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER) abre um novo capítulo na história da indústria automotiva brasileira. Através de incentivos fiscais e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o regime visa impulsionar a produção e venda de veículos com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de reduzir significativamente a pegada ambiental do setor.

Um estudo recente do International Council on Clean Transportation (ICCT) avaliou o potencial de descarbonização do MOVER e os resultados são promissores: o programa tem o potencial de reduzir as emissões médias de GEE de novos carros de passeio e veículos comerciais leves em até 17,5% até 2027. 

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Foram simulados 5.000 cenários para estimar o potencial de redução de emissões do MOVER até 2027. A análise considera o potencial de mitigação diretamente ligado às montadoras reguladas pelo programa, ou seja, avalia as reduções de emissões decorrentes de mudanças nas características dos veículos vendidos.

Esse resultado será impulsionado principalmente pelo aumento da frota de veículos elétricos (BEVs) e híbridos (HEVs e PHEVs). O estudo indica que, para atingir as metas mais ambiciosas de redução de emissões, a participação de mercado dos BEVs precisaria chegar a 12% em 2027, enquanto os HEVs a 9%.  

Tabela: Percentual Médio das Vendas de Novos Carros de Passeiro por Faixas de Redução de Emissões

Faixas de Redução nas Emissões de CO2e/km (%) entre 2023 e 2027 2023 10% ou menos 10% a 12,5% 12,5% a 15% 15% a 17,5% 17,5% ou mais
Market Share de Powertrains            
BEVs 0,9% 2,8% 4,7% 7,2% 9,7% 11,8%
PHEVs 1,6% 5,4% 5,8% 5,9% 6,0% 6,4%
PHEVs Flex 0,0% 3,4% 3,6% 3,7% 3,7% 4,0%
HEVs 1,8% 6,8% 7,6% 7,9% 8,3% 9,2%
HEVs Flex 1,0% 5,0% 5,8% 6,1% 6,5% 7,2%

Fonte: ICCT

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Foto de: Motor1.com

Os benefícios do MOVER vão além da descarbonização. O programa também deve estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e aumentar a competitividade da indústria automotiva brasileira no cenário global. Além disso, a eletromobilidade pode gerar novos empregos e oportunidades de negócios.

Para alcançar todo o seu potencial, o MOVER precisa de algumas medidas complementares:

  • Aumento da oferta de veículos elétricos em todos os segmentos: É fundamental que a indústria automotiva brasileira invista na produção de BEVs para atender à crescente demanda por esses veículos.
  • Aprimoramento da infraestrutura de recarga: A expansão da rede de recarga de veículos elétricos é crucial para garantir a viabilidade da eletromobilidade em todo o país.
  • Conscientização do público: Campanhas informativas são necessárias para conscientizar a população sobre os benefícios dos veículos elétricos e híbridos.
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O MOVER é um passo fundamental na direção de um futuro mais sustentável para o país. A depender do apoio do governo, da indústria e da sociedade, o programa tem o potencial de transformar o setor automotivo e contribuir significativamente para a redução das emissões de GEE no país.

Principais pontos do estudo do ICCT:

  • O MOVER tem o potencial de reduzir as emissões de GEE em até 17,5% até 2027.
  • Os BEVs, HEVs e PHEVs serão os principais responsáveis por essa redução.
  • O programa também trará benefícios para a indústria automotiva brasileira e para a economia do país.
  • Para alcançar todo o seu potencial, o MOVER precisa de medidas complementares.

Veja o estudo completo no link abaixo: 

Fonte: Estudo do International Council on Clean Transportation (ICCT) sobre o potencial de descarbonização do programa MOVER.

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