Mercedes-Benz EQC saiu de linha há um ano e passou despercebido
O primeiro SUV elétrico produzido em massa da montadora alemã nunca foi uma unanimidade
Você se lembra do Mercedes-Benz EQC? Ele é o primeiro SUV elétrico da montadora alemã de luxo e também o primeiro modelo a ostentar o apelido "EQ", que agora está estampado na traseira de carros como o EQE e o EQS, tanto na forma de sedã quanto de SUV.
Ou melhor, foi, porque o EQC está morto há um ano e só descobrimos agora graças a uma reportagem do nosso site irmão, Motor1. De acordo com Jan Weber, International EQ-Product Communications da Mercedes-Benz, o EQC foi descontinuado no segundo trimestre de 2023, conforme planejado.
No entanto, ninguém se preocupou em dizer ao mundo quando isso aconteceu.
A curta vida útil do carro esteve brevemente sob os holofotes quando uma apuração de julho de 2022 da edição alemã do Business Insider mencionou a descontinuação programada do EQC em maio de 2023, mas esse foi praticamente o fim da história.
O Mercedes-Benz EQC nunca chegou aos Estados Unidos e, em vez disso, limitou-se principalmente à Europa, Brasil e China - onde esteve longe de ser um best-seller. De acordo com os números de vendas da GoodCarBadCar, o EQC vendeu pouco mais de 51.000 unidades na Europa de 2019 a 2022, enquanto na China o desempenho foi ainda pior, com menos de 14.000 unidades no mesmo período.
Baseado na mesma plataforma do GLC movido a combustão, o EQC era alimentado por uma configuração de motor duplo de 408 cavalos de potência alimentado por uma bateria de 80 quilowatts-hora. Embora nunca tenha sido vendido nos EUA, a Mercedes-Benz tinha planos de lançamento, pelo menos inicialmente.
Galeria: Mercedes-Benz EQC 4MATIC
O carro elétrico foi adiado por mais de um ano e, no final, a montadora alemã decidiu não trazê-lo para os Estados Unidos, "após uma análise abrangente dos desenvolvimentos do mercado". Em outras palavras, eles acharam que o carro não venderia.
Com tudo isso, no entanto, o Mercedes-Benz EQC está pronto para retornar como um sedã totalmente elétrico baseado na recém-desenvolvida plataforma MMA, que também pode comportar motores a combustão. O nome ainda não é oficial, mas fotos de flagras de protótipos sugerem que o próximo sedã elétrico terá aproximadamente o mesmo tamanho de um BMW Série 3 e Audi A4.
Previsto para estrear no próximo ano, o EQC da próxima geração será o primeiro de quatro EVs iniciais na arquitetura MMA, sendo os outros dois crossovers e uma perua que poderá substituir os atuais GLA, GLB e CLA Shooting Brake.
Enquanto isso, recuperando-se da impopularidade de seus modelos EQ, a Mercedes-Benz está repensando seus planos de veículos elétricos em geral, investindo em mais motores de combustão interna e adiando outros investimentos em plataformas elétricas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
ElectricDays Podcast #10: Mercedes-Benz lançará 3 veículos elétricos em 2023
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Lista: 5 campeões do esporte que utilizam carros elétricos
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Mercedes Classe C elétrico? Projeção mostra novo rival para o Tesla Model 3
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
SUV elétrico Mercedes EQC ganha versão AMG Line no Brasil - veja preço