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Brasil terá 1,4 milhão de carros elétricos em circulação em 2030

Projeção representa um avanço exponencial em relação aos 31.9 mil BEVs em circulação no final de 2023

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Apesar dos desafios, o mercado automotivo brasileiro está em rota para um futuro eletrificado, com a previsão de que 1,4 milhão de veículos elétricos (BEVs) sejam vendidos até 2030, segundo o estudo E-Mobility Scenarios 2030 da Bright Consulting. Essa projeção representa um salto significativo em relação aos 31.9 mil BEVs em circulação no final de 2023.

Aumento Gradual e Foco em Híbridos Leves:

Em 2024, estima-se que algo em torno de 200 mil veículos eletrificados serão emplacados, com 72.000 sendo BEVs. Esse crescimento gradual se deve à crescente disponibilidade de modelos a preços mais acessíveis. No entanto, mesmo com o aumento dos BEVs, os veículos híbridos (HEV) e micro-híbridos (MHEV) devem dominar o cenário, com 87,5% da frota de veículos leves ainda dependendo de combustíveis fósseis em 2030.

Kia Niro HEV - Rio Open Edition

O estudo revela que 55% dos 1,4 milhão de veículos elétricos previstos para 2030 serão de marcas chinesas, com 65% sendo importados. Embora 35% dos veículos elétricos previstos para 2030 sejam produzidos no Brasil, a fabricação de seus componentes de propulsão será majoritariamente externa. Isso se deve à falta de escala para a produção local nesse segmento específico.

A produção local dos 35% restantes, via regime CKD (Complete Knock Down), exigirá uma linha de montagem dedicada. Essa necessidade se justifica pela alta tensão das baterias de propulsão, que demandam dispositivos e processos rigorosos de controle e segurança.

GMW Haval H6 PHEV19 2025

Como consequência, a participação da indústria nacional na cadeia de suprimentos de carros elétricos será restrita. Mesmo para os 35% produzidos localmente, a maioria dos componentes principais (peças cativas) precisará ser importada dentro do kit CKD. A fornecimento local se limitará, em grande parte, a itens como bancos, rodas, pneus, vidros, revestimentos e pintura.

Apesar dos desafios, o cenário apresenta oportunidades para a indústria brasileira, principalmente na produção de micro-híbridos. Estes veículos, que combinam motores elétricos com motores a combustão, possuem sistemas elétricos de 12V ou 48V, permitindo fácil montagem nas mesmas linhas de produção dos modelos a combustão. Além disso, os custos menores de baterias e motores-geradores os tornam mais acessíveis, impulsionando sua viabilidade comercial.

Galeria: BYD Dolphin Mini (BR)

O estudo da Bright considera ainda que o lançamento dos primeiros micro-híbridos no final de 2024 contribuirá significativamente para os resultados esperados pelo programa MOVER, que visa aumentar a eficiência energética do setor automotivo. Essa etapa representa um passo crucial até que as baterias se tornem mais baratas e as redes de carregamento estejam mais distribuídas, permitindo a adoção em larga escala dos BEVs.

O estudo E-Mobility Scenarios 2030 da Bright Consulting oferece uma visão e as perspectivas para a eletromobilidade no Brasil, detalhando os desafios e oportunidades que o país enfrenta nessa transição para um sistema de transporte mais sustentável.

Fonte: Bright Consulting

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