A quarta geração do Porsche Cayenne será totalmente elétrica. O exigente programa de testes para os primeiros protótipos camuflados já está em pleno andamento. Ao mesmo tempo, a Porsche continua a desenvolver seus modelos híbridos e a combustão de alto desempenho. Até 2030, o SUV de sucesso estará disponível em todo o mundo em três tipos de motorização - a geração anterior seguirá viva com motor a combustão por mais um tempo.
Isso significa que a Porsche está se tornando cada vez mais elétrica: o Taycan foi o primeiro, o Macan elétrico foi lançado recentemente no mercado e a série de modelos 718 seguirá em 2025. E, em breve, o Cayenne também. "Até meados da década, a quarta geração estabelecerá padrões no segmento como um SUV elétrico", diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
"Ao mesmo tempo, nossos clientes continuarão a poder escolher entre uma ampla gama de modelos híbridos e a combustão potentes e eficientes na próxima década", continua Blume. Para isso, a terceira geração do Cayenne está passando por uma nova atualização de produto e continuará a funcionar em paralelo com a quarta geração, totalmente elétrica.
A atual geração do Cayenne, que recebeu uma das mais extensas atualizações de produto da história da Porsche no ano passado, continuará a ser desenvolvida com grande esforço técnico no futuro.
Durante esse processo, os desenvolvedores estão se concentrando, entre outras coisas, nos motores e, em particular, na atualização do motor V8 desenvolvido pela Porsche e construído na fábrica de motores de Zuffenhausen. O motor biturbo está sendo preparado para as futuras exigências legais por meio de medidas técnicas abrangentes.
A Porsche está claramente comprometida com a eletromobilidade. "Nossa estratégia de produto é tal que poderemos entregar mais de 80% de nossos novos veículos totalmente elétricos em 2030 - dependendo da demanda dos clientes e do desenvolvimento da eletromobilidade nas regiões do mundo", diz Oliver Blume. Como um modelo totalmente novo, desenvolvido e redesenhado, a quarta geração do campeão de vendas Cayenne tem o objetivo de apoiar significativamente o aumento da mobilidade elétrica na Porsche.
O SUV de luxo totalmente elétrico é baseado em um desenvolvimento abrangente da Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts. "A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar as mais recentes tecnologias nas áreas de sistemas de alta tensão, acionamento e chassi. Utilizaremos o potencial da eletrificação para levar o Cayenne a um nível completamente novo em muitos aspectos - incluindo o desempenho ao dirigir", diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.
De acordo com a marca, além das características típicas de condução da Porsche, as metas de desenvolvimento incluem desempenho de carregamento alto e estável, alta eficiência e um nível ainda maior de conforto e adequação para o uso diário.
Após uma fase prolongada de desenvolvimento e testes digitais, bem como os primeiros test-drives na pista de testes do centro de desenvolvimento em Weissach, os primeiros protótipos camuflados do Cayenne totalmente elétrico já deixaram as instalações da fábrica.
"Os testes em um ambiente real já começaram e são um dos marcos mais importantes no processo de desenvolvimento", diz Michael Schätzle, diretor da série de modelos Cayenne. Antes do lançamento no mercado, os protótipos completarão vários milhões de quilômetros de teste em todo o mundo sob condições climáticas e topográficas extremas. "Dessa forma, garantimos a estabilidade operacional e a confiabilidade do hardware, do software e de todas as funções do veículo, de acordo com nossos altos padrões de qualidade", diz Schätzle.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Cayenne terá uma versão totalmente elétrica em 2026
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência