Os primeiros 800 carros elétricos da Leapmotor estão se preparando para chegar às ruas da Europa, graças à joint venture em ações liderada pela Stellantis. Isso foi dito pelo CEO Carlos Tavares durante a conferência de resultados do primeiro semestre do ano.

A produção do carro elétrico compacto T03 (visto na capa), na verdade, já começou em Tychy, na Polônia, onde os kits do Oriente estão sendo montados e depois transportados por navio para o resto do Velho Continente.

Confirmação do CEO

Durante a apresentação dos resultados da Stellantis para o primeiro semestre de 2024, o número um da empresa especificou que os dois modelos Leapmotor planejados para o Velho Continente, o T03 e o C10, serão incluídos no sistema de distribuição do Grupo, graças à colaboração dos revendedores já presentes na região, que ficaram muito "entusiasmados" com a possibilidade de vender esses novos carros.

Leapmotor C10

Leapmotor C10

Quanto custará?

Mas qual será a posição da Leapmotor dentro das 15 marcas do Stellantis Group? A marca chinesa, de acordo com a análise da Automotive News Europe, poderia ser colocada abaixo da Citroen e da Fiat e, portanto, ter preços a partir de menos de 25.000 euros, o que daria R$ 153.000 em uma conversão direta. 

 A exportação dos modelos para o continente europeu ocorrerá graças à recém-fundada Leapmotor International B.V., como mencionado, uma joint venture com 51/49 ações liderada pelo Stellantis Group e dirigida por Tianshu Xin, ex-gerente da Stellantis China, que, de acordo com uma declaração conjunta, já está trabalhando na preparação do lançamento comercial dos dois modelos.

Galeria: Leapmotor T03

No Brasil, as operações da Leapmotor terão início em 2025, enquanto a Stellantis está preparando a nova empresa para atuar no país. Resta saber o quão agressiva será a estratégia de mercado e preços da Leapmotor por aqui para enfrentar os gigantes chineses como BYD e GWM, além dos novos player que chegarão ao nosso mercado com o avanço da eletrificação.