A Toyota está planejando construir uma nova fábrica de baterias para veículos elétricos na "Ilha do Silício" japonesa, em resposta à crescente concorrência de fabricantes chineses como a BYD. A nova instalação fortalecerá a cadeia de suprimentos de EVs da Toyota e fornecerá baterias para sua marca de luxo Lexus.
Embora tenha sido uma das principais fabricantes a resistir à transição global para carros elétricos, a Toyota reconhece a necessidade de competir com marcas chinesas como a BYD. Após lançar seu primeiro EV, o Atto 3 (Yuan Plus), no Japão, a BYD agora tem três modelos elétricos disponíveis no mercado local. O Seal EV, rival do Tesla Model 3, foi lançado recentemente com um preço inicial de ¥5,28 milhões, cerca de R$ 195.000.
De acordo com a Japan Automobile Importers Association (JAIA), os importados chineses representaram quase 10% de todos os carros enviados para o Japão no primeiro semestre de 2024. O mercado japonês não é fácil de penetrar, com a Toyota e outras montadoras locais dominando as vendas, enquanto a maioria dos importados são modelos de luxo europeus como BMW, Mercedes e Porsche. A BYD foi o principal responsável pelo crescimento, com as importações de carros de passeio aumentando 184% em comparação com o ano passado.
Para enfrentar a ascensão da BYD, a Toyota construirá uma nova fábrica de baterias em Kyushu, a ilha mais ao sul do Japão. A Primearth EV Energy, divisão de baterias da Toyota, será responsável pela operação da planta. A região abriga várias fábricas de automóveis e semicondutores, o que lhe rendeu o apelido de "Ilha do Silício". A TSMC, maior fabricante contratada de chips do mundo, acaba de abrir sua segunda fábrica na ilha.
A nova planta da Toyota ajudará a impulsionar as exportações para a Ásia e fortalecer sua cadeia de suprimentos de EVs. O local fica a 40 km da fábrica Miyata da Toyota, que produz veículos Lexus principalmente para exportação. A nova instalação será o principal fornecedor de baterias para a Miyata. Com uma capacidade anual de até 430.000 unidades, sendo 90% exportadas, principalmente para a Ásia, a Toyota busca garantir sua posição no mercado em constante mudança. A BYD e outros fabricantes chineses estão expandindo sua presença na Ásia com EVs avançados e de baixo custo.
Ao produzir as baterias perto da fábrica Miyata, a Toyota pode evitar despesas de transporte desnecessárias e economizar tempo. A empresa planeja investir US$ 32 bilhões (5 trilhões de ienes) em EVs até 2030, com grande parte desse valor destinado a baterias. Até lá, a Toyota espera vender 3,5 milhões de EVs por ano. No ano passado, foram vendidos 104.000.
A Toyota ainda não revelou o investimento na nova fábrica de baterias nem a data de início da construção, mas mais detalhes devem ser divulgados em breve.
Fonte: Nikkei
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