Se você ainda acredita que carros elétricos são caros para comprar, é só dar uma olhada em alguns dos Chevrolet Bolt EV usados à venda agora.

O marketplace online da Edmunds listou vários Bolt EV usados de 2017, 2018 e 2019 por menos de US$ 10.000 (R$ 56.500), o que o tornaria um dos hatchbacks elétricos mais acessíveis no momento. Isso é um baita negócio, refletindo o quão quente está o mercado de carros elétricos usados agora.

E o Bolt EV é objetivamente uma escolha melhor, com maior autonomia, do que os carros elétricos de cerca de US$ 10.000 vendidos até pouco tempo atrás.

Chevrolet Bolt EV (teste)

Por que você deveria se interessar por Bolt EVs usados? Mesmo tendo sido descontinuado, o modelo continua sendo uma opção atraente porque cumpre vários requisitos importantes. Ele tem uma respeitável autonomia de 259 milhas (417 km) segundo a EPA, com uma bateria de 66 quilowatt-hora. O desempenho também é ágil, com aceleração de 0 a 60 mph (96 km/h) em 6,5 segundos.

Os tempos de carregamento poderiam ser melhores, mas a agora desatualizada plataforma BEV2 tem suas limitações. Nos testes da InsideEVs com um modelo 2022, o carregador de 150 kW da Electrify America adicionou 65 milhas (105 km) de autonomia em 25 minutos e 130 milhas (210 km) em 47 minutos. A Chevrolet limitou a taxa de carregamento rápido DC em 55 kW.

Um dos concessionários listados disse à InsideEVs que esses preços não incluem o crédito fiscal federal de US$ 4.000 para veículos elétricos usados. As diretrizes revisadas do IRS agora exigem que o crédito seja aplicado no momento da compra, então os preços podem ser reduzidos ainda mais dependendo da elegibilidade de renda. Mas é melhor entrar em contato com seu concessionário local para mais detalhes.

2023 Chevrolet Bolt EV

Vale ressaltar que esses modelos usados já têm dezenas de milhares de quilômetros rodados. Um dos modelos listados tem mais de 130.000 milhas (209.000 km), mas a saúde da bateria foi avaliada como "excelente". Outros modelos com quilometragem entre 70.000 e 80.000 milhas (112.000 e 128.000 km) têm a saúde da bateria classificada como "excelente".

Isso basicamente significa que a bateria está funcionando como esperado e a degradação é mínima ou está ocorrendo na taxa prevista.

Mas deixando de lado os detalhes do trem de força, há mais razões para considerar comprar um Bolt EV usado. Ele vem com uma tela sensível ao toque de 10,2 polegadas e um display digital de 8 polegadas para o motorista. Apple CarPlay e Android Auto sem fio são padrão, junto com rádio SiriusXM, rádio HD, hotspot Wi-Fi e muito mais.

A GM encerrou a produção do Bolt EV em dezembro de 2023 para abrir caminho para um modelo de próxima geração baseado na plataforma Ultium. A GM afirma que o Bolt da próxima geração, que virá apenas na forma ligeiramente mais robusta do EUV, será o EV mais acessível quando for lançado em algum momento de 2025 ou 2026.