Carregar um veículo elétrico em um carregador público de nível 2 na Europa pode ser complicado porque você precisa ir até o porta-malas, pegar o cabo, conectá-lo ao carro e depois ao carregador. Quando terminar, você faz o mesmo processo ao contrário, o que é um pouco incômodo. O sistema de "levar o plugue consigo" é bem estabelecido na Europa, diferente de outros mercados, como o Brasil, onde o plugue fica no próprio carregador.
Isso significa que você sempre tem um cabo de carregamento se movimentando e fazendo barulho no porta-malas, a menos que o carro elétrico tenha espaço suficiente de armazenamento no assoalho ou uma rede elástica opcional para mantê-lo seguro durante o deslocamento.
Os engenheiros da Fiat analisaram esse problema e provavelmente se olharam perplexos, questionando como ninguém havia encontrado uma solução. Eles perceberam que era incrivelmente simples resolver com inspiração em eletrodomésticos como aspiradores de pó: integrar o cabo à porta de carregamento para puxá-lo quando necessário e torná-lo retrátil para guardá-lo rapidamente quando não estiver em uso.
Isso é extremamente simples e também funciona para carros, como demonstrado no novo Fiat Grande Panda EV, que tem duas portas de carregamento separadas. Uma é convencional e está localizada na parte traseira esquerda do veículo, onde você abre uma aba e insere um cabo CCS. A outra apresenta um cabo extensível com um plugue Tipo 2 na extremidade, que é retirado de trás de uma porta na grade falsa.
Isso facilita muito a conexão a um carregador de Nível 2 na Europa e também evita que o cabo fique sujo, pois não precisa tocar o chão. Nos EVs com um cabo de carregamento separado, ele fica pendurado no chão, sujando e trazendo mais sujeira para dentro do carro toda vez que você o desconecta e coloca o cabo de volta.
No Fiat, você estende o cabo apenas o necessário para que ele não toque o chão, o que ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo. A Autocar afirma que a Fiat planeja integrá-lo a todos os seus futuros modelos elétricos, começando com o Grande Panda EV, que já foi mostrado em versão de produção com estreia no mercado planejada para o início de 2025.
A interpretação da Fiat da ideia do cabo de carregamento retrátil é bastante simples e não tem um mecanismo que puxe o cabo para trás. O cabo em si é uma espiral, o que permite que ele se estenda e retorne ao seu tamanho original, mas se outros fabricantes adotarem essa solução, eles poderão dar um toque mais premium a ela. Eles poderiam ter um cabo normal enrolado em um carretel que puxa o cabo, como acontece com o aspirador de pó.
Estamos curiosos para ver se essa solução da Fiat inspira o restante do setor automotivo e como outros fabricantes implementariam essa ideia - talvez outras marcas da Stellantis também possam seguir o exemplo. Isso poderia até mesmo reduzir o vandalismo dos carregadores, já que os ladrões buscam metais preciosos nos cabos. Ou poderia melhorar o carregamento doméstico de alguma forma. Há algumas aplicações promissoras aqui.
Você acha prático ter um cabo de carregamento que se retrai automaticamente dentro do painel frontal do carro? Compartilhe sua opinião nos comentários!
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