Neta lança os modelos X, Aya e GT no Brasil; preços começam em R$ 124.900
X e Aya chegam às lojas em setembro; esportivo GT fica para o fim do ano
A Neta Auto, marca de carros elétricos do grupo Hozon New Energy Automobile, acaba de chegar oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (7) com o lançamento de três modelos: AYA, X e GT. Com proposta ambiciosa, início de vendas em setembro e preços agressivos para encarar rivais chineses como a BYD, a Neta promete investimentos na rede de lojas, distribuição de peças e planos de produção nacional.
Neta AYA
O AYA é a porta de entrada no portfólio da Neta. Com dimensões compactas (4,07 metros de comprimento, 1,69 metro de largura e 1,54 metro de altura), o carro elétrico urbano está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) alimentado por uma bateria de 40,7 kWh que garante 263 km de autonomia pelo padrão Inmetro. O modelo de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
Estará disponível em duas versões: Comfort e Luxury, com preços de R$ 124.900 e R$ 134.900, respectivamente, com Wallbox de 7 kW grátis.
Neta AYA
A versão mais cara terá pacote completo de recursos de assistência à condução, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa e alerta de farol alto. A paleta de cores terá as opções bege, azul, cinza e branco, com interior revestido em branco, preto ou azul/branco.
A Neta divulga carregamento AC de 6 a 8 horas para 100% de carga e DC em até 30 minutos para ir de 30% para 80%.
Neta X
O Neta X é um SUV de porte médio que aposta em mais espaço interno se comparado ao modelo de entrada. Com 4,61 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,62 metro de altura, o modelo oferece espaço para até cinco ocupantes e um porta-malas com capacidade de 508 litros.
Para o Brasil, o X conta com motor elétrico de até 120 kW (163 cv). A versão 400 tem bateria de 52,5 kWh e autonomia de 258 km no padrão do Inmetro. Já a configuração 500 tem bateria de 64,1 kWh e 317 km de alcance. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
O Neta X será oferecido em três versões: 400, 500 e Luxury 500, com preços de R$ 194.900, R$ 204.900 e R$ 214.900, respectivamente.
Neta X
Neta GT
Para além da proposta familiar e urbana, a Neta apresenta o GT, um esportivo elétrico de duas portas com tração integral. O cupê chegará ao Brasil para atuar em segmento bastante carente de opções. À venda na China desde 2023, mede 4.715 mm de comprimento, 1.979 mm de largura, 1.415 mm de altura e 2.770 mm de entre-eixos. A gama do esportivo tem duas versões: tração traseira com 231 cv e tração AWD com 394 cv. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na variante mais potente. A autonomia vai a 580 km.
Neta GT
Vendas em setembro
As vendas começam em setembro para os modelos Neta X e Neta AYA. Enquanto isso, o Neta GT segue em testes de homologação, com previsão de lançamento até o final do ano, quando serão divulgados mais detalhes sobre equipamentos e preços.
Galeria: Neta Auto - Lançamentos
Estrutura e Planos para o Brasil
A Neta Auto fala em amplo investimento no mercado brasileiro e já possui planos para a instalação de uma fábrica local, além de uma rede crescente de concessionárias: serão 35 pontos de venda até o final do ano e 70 ao todo em 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Zeekr 7X: SUV elétrico cotado para o Brasil tem início de entregas
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho