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Denza D9: Minivan premium da BYD é apresentada pela 1ª vez no Brasil

Recheada de luxo e tecnologia, minivan tem 7 lugares e opções elétrica e híbrida plug-in

Denza D9 no Brasil
Foto de: InsideEVs Brasil

A ofensiva de lançamentos da BYD no Brasil também contempla modelos premium. Nesta semana, durante um evento de experiência automotiva realizado em São Paulo (SP), a marca chinesa apresentou pela primeira vez a minivan Denza D9 ao público brasileiro. Com lançamento previsto para 2025, o modelo aposta em luxo e tecnologia para ampliar a clientela da marca.

Anteriormente, a BYD havia comentado sobre a intenção de trazer a Denza D9 ao país. Na ocasião, destacou que em nosso mercado, os modelos da Denza dividiriam espaço com os da Bao em uma rede de lojas à parte da BYD.

Denza D9 no Brasil
InsideEVs Brasil

Com 5,25m de comprimento, 3,11m de entre-eixos e 1,92m de altura, a D9 é imponente e tem capacidade para 7 ocupantes, distribuídos em três fileiras de bancos (2+2+3). O modelo da Denza traz de série um acabamento superluxuoso e muita tecnologia embarcada, como piloto automático (ACC), tecnologias autônomas de nível 2 e nove airbags.

A Denza D9 impressiona pelo interior espaçoso e sofisticado, com materiais de alta qualidade como madeira e alumínio. Duas grandes telas, uma de 10,2" no painel de instrumentos e outra de 15,6" na central multimídia, dominam o ambiente. Os bancos são amplos e confortáveis e os passageiros do banco traseiro desfrutam de um tratamento VIP, com poltronas reclináveis e massageadoras, além de telas individuais para controlar as funções. A van promete um silêncio a bordo digno de uma "nave espacial", nas palavras da própria Denza.

Denza D9 no Brasil
InsideEVs Brasil

Entre combinações de um ou dois motores elétricos (tração dianteira ou integral), capacidade das baterias e níveis de acabamentos, são cinco opções híbridas plug-in (D9 DM-i) e mais três puramente elétricas (D9 EV).

Nas híbridas, o motor a combustão é sempre o Xiaoyun 1.5 turbo, ciclo Miller, com quatro cilindros, injeção direta, variação nos dois comandos. Com 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque, vai atrelado a um motor elétrico, de 231 cv e 34,6 kgfm, também montado na dianteira. Juntos, rendem a potência combinada de 300 cv, com 58,2 kgfm de torque. Com consumo médio de 16,3 km/l, a versão híbrida mais simples tem 965 km de autonomia total. Sua bateria de 20,4 kWh permite rodar 103 quilômetros apenas em modo elétrico (CLTC).

Galeria: Denza D9 no Brasil

Nas versões elétricas, a potência total vai de 312 cv (com um motor) a 374 cv (com dois motores), ambas com bateria tipo lâmina de 103 kWh. A autonomia é de, respectivamente, 620 km e 600 km, também pelo ciclo CLTC. A versão com dois motores consegue acelerar de 0 a 100 km/h em meros 6,9 segundos.


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Com um preço na China entre 340 mil e 470 mil yuans (R$ 242 mil e R$ 335 mil), a Denza D9 se posiciona como um modelo premium. Considerando os impostos e custos de importação, espera-se que o preço final no Brasil seja significativamente mais alto, ultrapassando facilmente a marca dos R$ 600 mil.