O Hyundai Ioniq 5 será o próximo lançamento da marca coreana no Brasil. A informação sobre o cronograma de chegada do carro elétrico de nova geração foi confirmada por Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, no comunicado de lançamento do SUV Hyundai Palisade no país. 

“No início do ano, comunicamos que o portfólio global da Hyundai teria sua comercialização agilizada no Brasil. A chegada do PALISADE comprova este movimento voltado a ampliar a oferta para todos os estilos de clientes, com todos os tamanhos de famílias. Nas concessionárias da Hyundai, os clientes encontrarão modelos que conquistaram o mercado nacional, como o HB20 e o CRETA, lado a lado com o nosso maior, mais sofisticado e tecnológico veículo, o PALISADE, sabendo que, em breve, também teremos o IONIQ 5, nosso SUV 100% elétrico premiado mundialmente”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

Vale lembrar que no ano passado a Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram mudanças em sua parceria para a comercialização de veículos no Brasil, permitindo à Hyundai importar os modelos mais recentes do lineup global e ao mesmo eletrificar sua linha. Nessa mudança, destacam-se os aguardados modelos Ioniq 5 e Kona, este último só devendo chegar ao país no ano que vem.

Hyundai Ioniq 5 2024

Sucesso de vendas em muitos mercados europeus e também nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 é aguardado há um certo tempo por aqui. Baseado na plataforma dedicada E-GMP, o modelo pode contar com sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo.

Com um design de linhas retas e vincos bem definidos, o Hyundai Ioniq 5 tem aparência moderna e robusta. Ele tem todo o jeitão de hatchback, mas a Hyundai anuncia o modelo elétrico com o SUV, dada a sua proposta, porte (4,63 metros de comprimento e 3,0 metros de entre-eixos) e altura de rodagem. 

Galeria: Hyundai Ioniq 5 2024

Já o interior segue a atmosfera minimalista, como na parte externa, mas a tecnologia a bordo é um destaque. Como padrão nos carros elétricos atuais, há duas telas frontais de 12", uma para a instrumentação e outra para o sistema de informação e entretenimento.

Além das telas grandes no painel, o Ioniq 5 apresenta um ambiente interno com tons claros e naturais, em que os revestimentos são feitos com materiais reciclados ou de origem vegetal.

No Brasil, ele provavelmente chegará na versão de topo com baterias de 72,6 kWh e dois motores elétricos para um total de 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e autonomia de 500 km (WLTP), algo entre 400 e 450 km pelo padrão Inmetro, acreditamos.

Também merece destaque o fato de a Hyundai ter confirmado o investimento de US$ 1,1 bilhão (R$ 6 bilhões) nos próximos anos para modernização da linha com o desenvolvimento de carros híbridos, elétricos e a hidrogênio verde localmente.