Em breve no Brasil, Leapmotor C10 é elogiado na Europa: trunfo da Stellantis
Com entregas em setembro, SUV elétrico chinês recebe várias avaliações positivas no Velho Continente
- Leapmotor C10 estará à venda nos mercados europeus em setembro.
- SUV elétrico será lançado no Brasil no início de 2025
- Na China, o C10 custa a partir de aproximadamente US$ 17.800 (R$ 96.000).
- A Stellantis detém uma participação de 21% na Leapmotor.
A Stellantis tem planos de eletrificar toda a sua linha de produtos até 2030 e, com tantas marcas, tem muito a cobrir. Mas, como a maioria dos outros grandes conglomerados automotivos, se deparou com alguns ventos contrários. Suas plataformas de veículos elétricos desenvolvidas internamente não estão prontas, enquanto muitos de seus veículos elétricos são, em geral, apenas plataformas de carros a gasolina convertidas para elétricos. A empresa não está se saindo muito bem em um dos mercados mais importantes do mundo, a China, e precisava de uma solução rápida.
Leapmotor C10
Assim, em 2023, a Stellantis adquiriu uma participação de 21% na novata chinesa Leapmotor, criando uma joint venture que verá os carros da Leapmotor na Europa. O Leapmotor C10 é um SUV e um dos primeiros modelos a ser vendido na Europa. Duas análises diferentes em inglês do crossover em seu mercado doméstico revelam que o Leapmotor pode ser um dos melhores investimentos da Stellantis até o momento.
A Leapmotor é uma startup de veículos elétricos mais recente, mas no âmbito das startups chinesas de veículos elétricos, ela tem estado um pouco quieta. Ela começou a vender carros em 2019, inicialmente com um pequeno cupê elétrico chamado S01. No próximo ano, ela passaria a usar o pequeno e acessível carro urbano T03; um carro atualmente produzido na Polônia e na China.
Após o sucesso do T03, a marca expandiu-se para veículos maiores. O Leapmotor C10 é um SUV elétrico ou veículo elétrico de alcance estendido (EREV) do mesmo tamanho de um Honda CR-V. A potência vem de um único motor montado na parte traseira que aciona as rodas traseiras, produzindo 231 cavalos de potência. As opções de bateria são de 52,9 kWh ou 69,9 kWh - ou 28,9 kWh para o EREV.
Até o momento, as críticas são positivas. Os canais do YouTube Telescope (Sean Zhou) e Inside China Auto (Mark Rainford) publicaram esta semana avaliações em vídeo do C10. De forma consistente, os dois críticos elogiaram o nível de qualidade percebida da C10, o alto nível de experiência de direção e o interior espaçoso.
Telescope fez uma observação interessante sobre o C10: a direção é explicitamente mais firme e mais ajustada do que a média dos SUVs elétricos chineses. "Este carro é um pouco incomum... geralmente, os clientes chineses querem que os carros sejam mais orientados para o conforto".
Sean Zhou, proprietário do canal Telescope disse: "Foi um sopro de ar fresco quando comecei a dirigir este; ele parece bastante europeu, não é tão macio, não rola", continuou ele. Zhou afirma que o C10 rola menos que o Volkswagen ID.4, que é um carro firme para os padrões da China.
Leapmotor C10
O C10 não é tão rápido assim. Com apenas 230 cavalos de potência no eixo traseiro, o C10 não vai bater nenhum recorde de velocidade, mesmo que seus aproximadamente 1.814 kg de peso sejam relativamente leves para um SUV elétrico desse tamanho. Rainford o descreveu como "adequado", enquanto Zhou admite que é um SUV de 230 cavalos e que mesmo com rumores de que a Maserati está ajustando a variante europeia do C10, ele não será um SUV esportivo.
Ainda assim, os dois ficaram muito impressionados com a qualidade e o valor do C10. Na China, o C10 começa com um preço surpreendentemente barato de US$ 17.861 (128.000 CNY). Mesmo para a China, isso é uma pechincha; Zhou disse que esperava plástico duro, mas o interior do C10 está repleto de materiais macios em todos os lugares. O banco traseiro é grande e, como Rainford demonstra, é adequado para cadeirinhas de bebê.
Esses elogios são um bom presságio para a Stellantis. No Salão do Automóvel de Pequim deste ano, não tive a oportunidade de dirigir o C10, mas me sentei no C11, um SUV irmão ligeiramente maior. Tudo tinha uma boa sensação ao toque, os materiais não pareciam que iriam se desfazer instantaneamente após assinar o contrato e as portas fecharam com um baque autoritário. Claro, nenhum de nós pode saber qual é a qualidade a longo prazo de um produto totalmente novo de uma marca que só recentemente começou a fabricar carros, mas as impressões iniciais são fortes.
Leapmotor C10
É claro que não há chance de o preço de US$ 17.861 do C10 ser mantido nas concessionárias europeias. No mínimo, haverá um aumento de 20% devido à tarifa da UE sobre veículos elétricos importados da China, além de qualquer margem que a Leapmotor e a Stellantis decidirem adicionar para tornar todo o negócio vantajoso.
Mas será interessante acompanhar como o C10 (e o T03) se sairão na Europa. A Stellantis vê a Leapmotor como um parceiro estratégico. Hoje, ela apenas está vendendo veículos Leapmotor diretamente, praticamente inalterados. No futuro, a parceria entre Stellantis e Leapmotor pode levar a tecnologia da Leapmotor a ser usada em outros produtos do portfólio da Stellantis.
Talvez possamos ver um mini Ramcharger usando o design EREV da Leapmotor ou um Chrysler ou Fiat totalmente elétrico usando a plataforma EV da Leapmotor.
No Brasil, a chegada da Leapmotor representa uma nova fase para a Stellantis, que pretende ampliar suas opções de veículos elétricos na região. Com a expertise da Leapmotor em veículos elétricos e a experiência da Stellantis no mercado automotivo, a marca tenta se firmar como alternativa aos modelos das gigantes chinesas como BYD e GWM.
Tanto o C10 quanto o T03 já foram flagrados com camuflagem rodando em testes na região próxima à fábrica da Fiat em Betim (MG). O anúncio oficial de modelos e preços em nosso mercado ainda não foi feito, mas a Leapmotor já ativou seu site aqui no Brasil. O ínicio de operações deve ocorrer até o final do ano, com as entregas no início de 2025.
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