• Um incêndio em um Mercedes-Benz EQE e depois em um Kia EV6 deixou a Coreia do Sul em pânico em relação aos veículos elétricos.
  • Os incêndios em veículos elétricos são raros, mas, as chamas em baterias de íons de lítio são particularmente desagradáveis e difíceis de apagar.
  • As montadoras envolvidas estão fazendo uma série de mudanças na tentativa de restaurar a confiança dos clientes. 

É uma situação que nenhum proprietário de veículo elétrico quer imaginar: Um carro pega fogo por motivos inexplicáveis e causa danos colaterais significativos antes de ser finalmente extinto. É também uma manchete com a qual nenhuma empresa automotiva que fabrica veículos elétricos quer lidar. Felizmente, esses incêndios são estatisticamente raros. Mas depois de uma conflagração envolvendo um Kia elétrico em um estacionamento na Coreia, o Hyundai Motor Group disse que está tomando medidas proativas para aliviar o medo do público em relação a incêndios e alertar os proprietários sobre possíveis problemas antes que eles aconteçam.

O terceiro maior grupo automotivo do mundo anunciou várias mudanças de política, novas práticas e futuras atualizações de software desde que um Kia EV6 pegou fogo no início deste mês. Felizmente para todos os envolvidos, o incêndio foi extinto rapidamente. No entanto, esse incêndio veio logo após um incêndio muito mais devastador envolvendo um Mercedes-Benz EQE em uma garagem de Incheon, que levou duas dúzias de pessoas ao hospital. 

Ambos os incêndios provocaram pânico nacional na Coreia do Sul, um país cujas montadoras estão se preparando para serem competitivas no mundo dos veículos elétricos. As listas de venda on-line de veículos elétricos usados aumentaram quase 200%, já que os proprietários procuram rapidamente se desfazer de seus carros em meio a preocupações com incêndios, de acordo com notícias locais. 

Essa é uma situação que o Hyundai Motor Group claramente quer superar. Por isso, na semana passada, lançou um programa de inspeção gratuita para proprietários de veículos elétricos Hyundai, Kia e Genesis no mercado doméstico. 

"A inspeção tem como alvo todos os veículos elétricos de passageiros e comerciais de pequeno porte da Hyundai Motor Company, Kia Motors e Genesis, e um total de nove itens relacionados à segurança de veículos elétricos são inspecionados, incluindo resistência de isolamento, desvio de tensão, sistema de resfriamento, danos aos cabos de conexão e conectores, impacto/danos na parte inferior da carroceria [e] ocorrência de códigos de falha", disse a montadora em um comunicado à imprensa. "Os clientes que desejarem usar o serviço podem fazer uma reserva selecionando a data e o local desejados em um dia de semana ou sábado por meio da central de atendimento ao cliente de cada empresa e, em seguida, visitar a central de atendimento."

A montadora também disse que suas marcas Hyundai e Kia estão fornecendo carregadores domésticos (incluindo a instalação, no caso da Hyundai), de alguma forma garantindo o valor residual de carros usados e apoiando os proprietários se ocorrer uma perda total devido a um acidente dentro de um ano. Novamente, essas vantagens parecem estar limitadas aos proprietários de EVs coreanos, não aos de outros mercados. 

Bateria Kia EV6

Bateria Kia EV6

Além disso, juntamente com a Mercedes-Benz, a Hyundai está divulgando voluntariamente os nomes de seus fornecedores de baterias para os proprietários, de acordo com a Bloomberg. Isso tem sido - e continua sendo - um ponto de discórdia entre os proprietários que querem saber se suas baterias específicas estão ligadas a algum incidente de incêndio específico. Em todo o setor, geralmente é muito difícil saber quais baterias estão em quais EVs e de onde elas vêm. 

Acredita-se que as baterias do incêndio da Mercedes-Benz na Coreia sejam provenientes da China Farasis Energy, que provavelmente não serão usadas em nenhum modelo de veículo elétrico dos EUA. (Atualizaremos esta história quando obtivermos mais informações sobre a origem das baterias para os sedãs EQE do mercado americano; os SUVs EQ da Mercedes usam baterias produzidas localmente perto da mesma fábrica do Alabama que constrói os carros). 

Yoon Joonwon, gerente de fundos da DS Asset Management Co. em Seul, disse à Bloomberg que a qualidade do fornecimento pode fazer a diferença aqui: "É difícil dizer neste momento se as baterias Farasis são o problema, mas há um sentimento geral de que o risco é maior com fabricantes de baterias menores do que com grandes produtores como a CATL ou fabricantes coreanos", disse ele. Em outras palavras, parece improvável que as baterias de veículos elétricos dos EUA estejam envolvidas nesse caso; muitos dos incêndios de bicicletas elétricas que causaram o caos na cidade de Nova York, por exemplo, foram vinculados a baterias de fontes chinesas mais baratas e de custo mais baixo, em vez de baterias automotivas de qualidade superior. 

De acordo com os sites da Hyundai e da Kia, as baterias são fornecidas pelas gigantes coreanas LG e SK On, bem como pela CATL. 

Hyundai BMS
InsideEVs

Hyundai BMS

Por fim, a Hyundai Motor anunciou atualizações em seu Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) que devem ajudar a monitorar irregularidades e alertar os proprietários em caso de ocorrência. "Quando o BMS detecta qualquer mau funcionamento, ele avalia imediatamente o nível de risco e inicia as medidas de controle de segurança do veículo", informou o Korea Times informou. "Os dados anormais são transmitidos aos centros de suporte remoto das montadoras, que então enviam automaticamente uma mensagem de texto ao cliente." As atualizações serão aplicadas aos veículos novos e aos que estão em circulação até o final deste ano. 

A montadora acrescentou às agências de notícias locais que não acredita que a "sobrecarga" tenha sido a fonte de qualquer incêndio na bateria, dizendo que o BMS já monitora essa situação e que "a probabilidade de problemas causados por sobrecarga é próxima de zero por cento"

"Os veículos elétricos do Hyundai Motor Group incorporam uma ampla gama de tecnologias de segurança desenvolvidas com base no conhecimento e na experiência acumulados até o momento", disse um funcionário da empresa. "Estamos comprometidos em garantir que os clientes de todo o mundo possam se sentir seguros ao dirigir nossos EVs."

É bom que a montadora tenha essa esperança. As vendas de VEs em seu mercado doméstico caíram recentemente, apesar do crescimento significativo em todo o mundo, e a última onda de incêndios - embora limitada a apenas dois incidentes conhecidos até agora - fez com que as vendas e os preços despencassem. Certamente, essa não é uma situação que a Hyundai Motor deseja, já que está intensificando sua iniciativa de veículos elétricos projetada para enfrentar a Tesla, a China e o resto do mundo. 

Estamos entrando em contato com a Hyundai e a Kia nos EUA para saber se alguma dessas políticas ou atualizações está chegando aos carros do mercado americano. Não se sabe de nenhum incêndio de nenhuma das marcas, nem da Mercedes-Benz, que tenha ocorrido recentemente; alguns milhares de Kia Niro EVs de 2022 tiveram recall recentemente devido a preocupações com incêndios, mas o maior recall relacionado a incêndios da Hyundai Motor foi para carros movidos a gasolina. 

Assim que recebermos mais informações, vamos nos aprofundar no assunto.