Mais uma vez, enquanto outras montadoras desaceleram em relação aos veículos elétricos, a Hyundai está pisando no acelerador. No evento CEO Investor Day, que ocorre anualmente em Seul, os líderes seniores anunciaram sua estratégia para os próximos anos, mantendo a meta de vender 2 milhões de eletrificados por ano em todo o mundo até 2030, mas acrescentando mais híbridos ao bolo - incluindo um novo tipo de veículo, há muito tempo especulado, que pode servir como a "ponte" definitiva entre a combustão interna e a energia elétrica.
O Presidente e CEO da Hyundai Jae Hoon Chang também anunciou grandes planos para o mercado dos EUA: o novo SUV elétrico de 7 lugares Ioniq 9 será construído na planta da Geórgia, juntando-se ao Ioniq 5, cuja produção deverá começar no final deste ano.
Ao fazer isso, Chang também reafirmou o nome do novo SUV, que anteriormente foi especulado como Hyundai Ioniq 7. Apresentado como Hyundai Seven Concept em 2021, a versão de produção deverá ser apresentada no Salão de Los Angeles no final deste ano.
"A Hyundai está fazendo avanços significativos em sua busca para se tornar um participante global de primeira linha no mercado de elétricos", disse Chang. "Como a única montadora global com uma linha completa, a Hyundai Motor se dedica não apenas a melhorar o desempenho da bateria, mas também a garantir que os veículos elétricos sejam acessíveis, seguros e de fácil manutenção."
A produção do Ioniq 9 na Geórgia já era esperada, especialmente devido ao sucesso do irmão Kia EV9 nos Estados Unidos - que agora também é fabricado nos EUA. A fábrica da Metaplant no condado de Bryan, perto de Savannah, deve produzir até 300.000 veículos por ano e trazer milhares de empregos para a região, segundo as autoridades da empresa. A construção do Ioniq 9 deve qualificar o carro para algum tipo de crédito fiscal para veículos elétricos nos EUA.
Mas, mesmo mantendo essa meta agressiva de vendas globais de veículos elétricos, os executivos da Hyundai admitiram que o caminho para um futuro elétrico tem sido mais lento e menos uniforme do que o esperado. Assim, Chang confirmou que a montadora entrará no segmento de EREVs - abreviação de "Extended Range Electric Vehicle" ( ou veículo elétrico de autonomia estendida).
Uma versão moderna do conceito que teve como pioneiros o BMW i3 e o Chevrolet Volt, um EREV é essencialmente um veículo elétrico alimentado por bateria que também possui um motor a gasolina, mas apenas como um gerador para recarregar a bateria. O motor a gasolina não aciona as rodas.
Além disso, esse modelo será construído na América do Norte (a montadora não revelou exatamente onde) e na China em 2026, disse Chang. Eles serão lançados como SUVs da Hyundai e da marca de luxo Genesis, com uma meta de 80.000 unidades por ano nesse continente. Pelo menos alguns modelos oferecerão "reabastecimento e carregamento sem estresse" com um alcance de mais de 900 km, ou 560 milhas, quando totalmente carregados.
Apurações anteriores indicaram que o próximo Hyundai Santa Fe e futuras caminhonetes poderiam receber uma configuração EREV, mas isso ainda não foi confirmado.
A Hyundai não é a única montadora a querer entrar no jogo dos modelos de autonomia estendida. A Stellantis também tem seu Ram Ramcharger, que é montado em uma plataforma eletrificada, e que usa um motor V6 apenas para recarga. Há rumores de que a Mercedes-Benz também oferecerá a mesma configuração como opção no próximo CLA.
Ao construir carros em uma plataforma de elétricos, mas adicionando um motor a gasolina somente para recarga, as montadoras podem preparar sua P&D e fabricação para o futuro enquanto as redes de recarga de são construídas - tudo com o objetivo ostensivo de se tornar totalmente elétricos algum dia. Pelo menos, essa é a ideia.
Nesse meio tempo, a Hyundai também anunciou uma grande expansão de suas ofertas de híbridos. A montadora obteve um sucesso considerável nos EUA com carros como o Santa Fe e Sonata híbridos, portanto, mais modelos estão chegando, inclusive na Genesis. Esses carros também serão fabricados na Geórgia. "Essa estratégia permitirá que a empresa responda rapidamente ao mercado norte-americano, que atualmente enfrenta uma escassez de fornecimento de híbridos, e aumente a eficiência operacional da fábrica", disse Chang.
Talvez o mais importante seja o fato de a Hyundai ter como meta para todos esses carros eletrificados algo que muitas vezes escapou de outras montadoras: lucros reais em todos os setores. "A empresa espera alcançar a mesma lucratividade em toda a sua linha de trem de força, incluindo combustão, híbridos, elétricos de alcance estendido e e elétricos tradicionais até 2030", disse Chang.
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