Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico de topo com 900 km de alcance chegará em 2026
A Hyundai tem grandes planos para acelerar a produção de elétricos nos EUA, literalmente
Mais uma vez, enquanto outras montadoras desaceleram em relação aos veículos elétricos, a Hyundai está pisando no acelerador. No evento CEO Investor Day, que ocorre anualmente em Seul, os líderes seniores anunciaram sua estratégia para os próximos anos, mantendo a meta de vender 2 milhões de eletrificados por ano em todo o mundo até 2030, mas acrescentando mais híbridos ao bolo - incluindo um novo tipo de veículo, há muito tempo especulado, que pode servir como a "ponte" definitiva entre a combustão interna e a energia elétrica.
O Presidente e CEO da Hyundai Jae Hoon Chang também anunciou grandes planos para o mercado dos EUA: o novo SUV elétrico de 7 lugares Ioniq 9 será construído na planta da Geórgia, juntando-se ao Ioniq 5, cuja produção deverá começar no final deste ano.
Ao fazer isso, Chang também reafirmou o nome do novo SUV, que anteriormente foi especulado como Hyundai Ioniq 7. Apresentado como Hyundai Seven Concept em 2021, a versão de produção deverá ser apresentada no Salão de Los Angeles no final deste ano.
Galeria: Hyundai Seven Concept
"A Hyundai está fazendo avanços significativos em sua busca para se tornar um participante global de primeira linha no mercado de elétricos", disse Chang. "Como a única montadora global com uma linha completa, a Hyundai Motor se dedica não apenas a melhorar o desempenho da bateria, mas também a garantir que os veículos elétricos sejam acessíveis, seguros e de fácil manutenção."
A produção do Ioniq 9 na Geórgia já era esperada, especialmente devido ao sucesso do irmão Kia EV9 nos Estados Unidos - que agora também é fabricado nos EUA. A fábrica da Metaplant no condado de Bryan, perto de Savannah, deve produzir até 300.000 veículos por ano e trazer milhares de empregos para a região, segundo as autoridades da empresa. A construção do Ioniq 9 deve qualificar o carro para algum tipo de crédito fiscal para veículos elétricos nos EUA.
Mas, mesmo mantendo essa meta agressiva de vendas globais de veículos elétricos, os executivos da Hyundai admitiram que o caminho para um futuro elétrico tem sido mais lento e menos uniforme do que o esperado. Assim, Chang confirmou que a montadora entrará no segmento de EREVs - abreviação de "Extended Range Electric Vehicle" ( ou veículo elétrico de autonomia estendida).
Uma versão moderna do conceito que teve como pioneiros o BMW i3 e o Chevrolet Volt, um EREV é essencialmente um veículo elétrico alimentado por bateria que também possui um motor a gasolina, mas apenas como um gerador para recarregar a bateria. O motor a gasolina não aciona as rodas.
Além disso, esse modelo será construído na América do Norte (a montadora não revelou exatamente onde) e na China em 2026, disse Chang. Eles serão lançados como SUVs da Hyundai e da marca de luxo Genesis, com uma meta de 80.000 unidades por ano nesse continente. Pelo menos alguns modelos oferecerão "reabastecimento e carregamento sem estresse" com um alcance de mais de 900 km, ou 560 milhas, quando totalmente carregados.
Apurações anteriores indicaram que o próximo Hyundai Santa Fe e futuras caminhonetes poderiam receber uma configuração EREV, mas isso ainda não foi confirmado.
A Hyundai não é a única montadora a querer entrar no jogo dos modelos de autonomia estendida. A Stellantis também tem seu Ram Ramcharger, que é montado em uma plataforma eletrificada, e que usa um motor V6 apenas para recarga. Há rumores de que a Mercedes-Benz também oferecerá a mesma configuração como opção no próximo CLA.
Ao construir carros em uma plataforma de elétricos, mas adicionando um motor a gasolina somente para recarga, as montadoras podem preparar sua P&D e fabricação para o futuro enquanto as redes de recarga de são construídas - tudo com o objetivo ostensivo de se tornar totalmente elétricos algum dia. Pelo menos, essa é a ideia.
Nesse meio tempo, a Hyundai também anunciou uma grande expansão de suas ofertas de híbridos. A montadora obteve um sucesso considerável nos EUA com carros como o Santa Fe e Sonata híbridos, portanto, mais modelos estão chegando, inclusive na Genesis. Esses carros também serão fabricados na Geórgia. "Essa estratégia permitirá que a empresa responda rapidamente ao mercado norte-americano, que atualmente enfrenta uma escassez de fornecimento de híbridos, e aumente a eficiência operacional da fábrica", disse Chang.
Talvez o mais importante seja o fato de a Hyundai ter como meta para todos esses carros eletrificados algo que muitas vezes escapou de outras montadoras: lucros reais em todos os setores. "A empresa espera alcançar a mesma lucratividade em toda a sua linha de trem de força, incluindo combustão, híbridos, elétricos de alcance estendido e e elétricos tradicionais até 2030", disse Chang.
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