Hyundai Ioniq 5 XTR: já podemos pensar em um modelo rally?
Com nova variante offroad, carro elétrico pode ser porta de entrada para uma versão ainda mais extrema
O fato de o Hyundai Ioniq 5 ser um carro capaz de correr num circuito com grande facilidade e ter desempenho de tirar o fôlego já foi demonstrado com a versão N, um monstro de 650 cv que vai de 0 a 200 em 11,3 segundos.
Agora, há aqueles que também sonham com uma versão de rali desse carro com emissão zero. E os sonhos podem se tornar realidade em breve, já que a Hyundai começou a produção de uma versão com maior capacidade fora de estrada nos Estados Unidos.
Por lá, o Ioniq 5 já está estreando em uma versão reestilizada, com para-choques redesenhados e um interior atualizado, mas o mais importante é que ele também vem com uma variante XRT projetada especificamente para uso off-road.
Acabamento elevado e proteções visíveis
O Ioniq 5 XRT tem suspensão elevada em 23 mm, pneus todo-terreno que proporcionam melhor aderência mesmo em terrenos acidentados no tamanho 235/60 R18 e para-choques com o que a Hyundai chama de ''camuflagem digital'', na prática, usa os mesmos artifícios de outros modelos aventureiros comuns mas com excentricidades que podem não agradar a todos.
Hyundai Ioniq 5 XRT
O carro melhora o ângulo de ataque em 2 graus (agora é de 19,8°) e o ângulo de saída em 5 (30°) e, na dianteira, também apresenta dois ganchos de reboque vermelhos e fixos que podem ser úteis quando o off-road se torna realmente complicado.
Equipado também com acabamentos específicos no interior da cabine, a versão XRT só está disponível com a bateria maior, que foi aumentada para 84 kWh e tração nas quatro rodas para 2025. Mas vamos voltar agora à questão do "rali".
Um ilustre ancestral
Com uma mão, você pega o Ioniq 5 N e, com a outra, o Ioniq XRT. Em seguida, misture-os e adicione a experiência do departamento esportivo de Rally Mundial da empresa. O que você consegue? Um carro capaz de competir com os mais modernos WRCs ao redor do planeta.
Isso vai acontecer? Ainda é muito cedo para dizer, mas os ingredientes estão todos lá. E não vamos nos esquecer que a Hyundai já apresentou um carro de rali elétrico em 2021. Naquela época, era um Kona. Ele foi construído por Hyaden Paddon, um piloto neozelandês que tem participado de rallies no mais alto nível por décadas e que, junto com a Hyundai da Nova Zelândia, a Universidade de Canterbury e a Yes Power, colocou um carro de 1.400 kg e com 500 cv que, de acordo com os vídeos publicados na época, estava indo muito rápido.
No Brasil em breve, mas sem N nem XTR
O Hyundai Ioniq 5 será o próximo lançamento da marca coreana no Brasil. A informação sobre o cronograma de chegada do carro elétrico de nova geração foi confirmada por Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, no comunicado de lançamento do SUV Hyundai Palisade no país.
Vale lembrar que no ano passado a Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram mudanças em sua parceria para a comercialização de veículos no Brasil, permitindo à Hyundai importar os modelos mais recentes do lineup global e ao mesmo eletrificar sua linha. Nessa mudança, destacam-se os aguardados modelos Ioniq 5 e Kona, este último só devendo chegar ao país no ano que vem.
No Brasil, ele provavelmente chegará na versão de topo do modelo tradicional com baterias de 72,6 kWh e dois motores elétricos para um total de 305 cv de potência, 61,7 kgfm de torque e autonomia de 500 km (WLTP), algo entre 400 e 450 km pelo padrão Inmetro, acreditamos.
Galeria: Ioniq 5 XRT
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