O Volvo EX90 tem todo o hardware necessário para a direção autônoma. Ele só não está pronto para implementar o software. Hoje, a marca precisa verificar se a tecnologia é segura e, em seguida, obter a aprovação regulatória. Mas provavelmente você já ouviu isso antes.
"O EX90 está pronto para a condução autônoma, mas não está disponível para os clientes no momento", disse a porta-voz da Volvo, Sophia Durr, ao InsideEVs por e-mail. "Embora o EX90 esteja pronto para a condução autônoma, nós a ofereceremos assim que a função for completamente verificada como segura e todas as aprovações regulatórias forem garantidas. Além disso, a disponibilidade e a ativação da direção autônoma no EX90 variam entre regiões, países e mercados, de acordo com as regulamentações nacionais."
Algo semelhante ao que a Tesla vem dizendo desde 2016. O CEO Elon Musk disse naquela época que os carros tinham todo o hardware necessário para a automação completa. Posteriormente, ele disse que os Model 3 seriam ativos de valorização quando se tornassem fluxos de renda passivos por meio de sua função de táxi autônomo. Desde que ele afirmou pela primeira vez que o hardware estava pronto, os carros passaram por pelo menos três mudanças substanciais de hardware. Mas há motivos para confiar um pouco mais na Volvo.
Enquanto o preço das ações da Tesla depende de uma série de promessas distantes e a empresa ainda não consegue produzir em massa os produtos anunciados em 2017, a Volvo tende a seguir uma abordagem mais alinhada com as montadoras tradicionais. Mesmo quando um produto como o EX90 é adiado, é por seis ou nove meses, não por mais de três anos, como acontece com o Tesla Cybertruck.
E o EX90 tem hardware que nenhum Tesla tem: não apenas vários sensores de radar, mas também um sensor Lidar de varredura a laser, o primeiro para um carro de produção no mercado dos EUA. A empresa também está sendo mais cuidadosa sobre como implantar seus recursos de direção autônoma.
"Ele será implementado gradualmente quando chegar a hora e só estará disponível em determinadas rodovias urbanas separadas por barreiras sob condições limitadas", disse Durr ao InsideEVs. Isso o coloca em linha com algo como o Drive Pilot da Mercedes, que já foi aprovado para direção não supervisionada em tráfego de baixa velocidade em determinadas rodovias na Califórnia e em Nevada.
A Volvo também evitar confusões sobre quem está no controle do veículo: o condutor ou o carro. Os carros da Tesla, General Motors e Ford podem ser dirigidos no modo sem mãos. Mas, embora suas mãos (hands-off) não sejam necessárias, sua atenção é. Seja no Autopilot, Super Cruise ou BlueCruise, você está legalmente dirigindo e precisa supervisionar o sistema. A Volvo acredita que os sistemas atuais são confusos para o cliente e não planeja oferecê-los.
"Gostamos de falar sobre supervisionado e não supervisionado. É difícil para o cliente entender: sou eu ou o carro [dirigindo]?" Elsa Eugensson, gerente sênior da equipe de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Volvo, disse ao InsideEVs. "Supervisionado, você está no controle. Sem supervisão, você não está."
O Super Cruise da GM é um sistema sem intervenção manual, mas você ainda precisa manter os olhos na estrada, supervisionando-o e intervindo se ele se deparar com algo inesperado.
Enquanto a Volvo não estiver pronta para assumir total responsabilidade pelas ações do carro, o EX90 exigirá que os motoristas mantenham as mãos no volante e os olhos na estrada. Mas não muito: O carro também o avisará se você estiver olhando demais para a estrada.
Apesar de mais responsável e viável do que o que a Tesla vem fazendo, ainda há motivos para ser cético em relação ao plano da Volvo. Para começar, o EX90 tem muitos problemas básicos de software a serem resolvidos antes que a Volvo passe para ambições maiores. Além disso, a Volvo disse originalmente que sua meta era ter zero mortes ou ferimentos graves em seus carros até 2020. A empresa voltou atrás discretamente quando a tarefa se mostrou maior do que o esperado. Ela nunca anunciou um novo prazo, mas reafirmou essa meta como sendo de longo prazo.
A autonomia também é uma meta de longo prazo. Ao contrário da Tesla, a Volvo não está prometendo uma data específica, para depois ter que voltar atrás. A empresa diz que isso vai acontecer, mas não sabe quando.
"Não tenho uma linha do tempo exata ou maiores detalhes sobre como será a experiência", disse Durr. "Quando chegar a hora, poderemos compartilhar mais informações."
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