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Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda

Se a expressão "hardware pronto" para direção autônoma soa familiar, você provavelmente sabe qual é o problema

Volvo EX90 Autonomy
Foto de: Volvo

O Volvo EX90 tem todo o hardware necessário para a direção autônoma. Ele só não está pronto para implementar o software. Hoje, a marca precisa verificar se a tecnologia é segura e, em seguida, obter a aprovação regulatória. Mas provavelmente você já ouviu isso antes.

"O EX90 está pronto para a condução autônoma, mas não está disponível para os clientes no momento", disse a porta-voz da Volvo, Sophia Durr, ao InsideEVs por e-mail. "Embora o EX90 esteja pronto para a condução autônoma, nós a ofereceremos assim que a função for completamente verificada como segura e todas as aprovações regulatórias forem garantidas. Além disso, a disponibilidade e a ativação da direção autônoma no EX90 variam entre regiões, países e mercados, de acordo com as regulamentações nacionais." 

Essa câmera de longo alcance voltada para a traseira será usada para a direção autônoma no futuro. Há também uma câmera extra no para-brisa que será usada para direção sem supervisão

Algo semelhante ao que a Tesla vem dizendo desde 2016. O CEO Elon Musk disse naquela época que os carros tinham todo o hardware necessário para a automação completa. Posteriormente, ele disse que os Model 3 seriam ativos de valorização quando se tornassem fluxos de renda passivos por meio de sua função de táxi autônomo. Desde que ele afirmou pela primeira vez que o hardware estava pronto, os carros passaram por pelo menos três mudanças substanciais de hardware. Mas há motivos para confiar um pouco mais na Volvo.

Enquanto o preço das ações da Tesla depende de uma série de promessas distantes e a empresa ainda não consegue produzir em massa os produtos anunciados em 2017, a Volvo tende a seguir uma abordagem mais alinhada com as montadoras tradicionais. Mesmo quando um produto como o EX90 é adiado, é por seis ou nove meses, não por mais de três anos, como acontece com o Tesla Cybertruck.

E o EX90 tem hardware que nenhum Tesla tem: não apenas vários sensores de radar, mas também um sensor Lidar de varredura a laser, o primeiro para um carro de produção no mercado dos EUA. A empresa também está sendo mais cuidadosa sobre como implantar seus recursos de direção autônoma. 

Volvo EX90 - Primeira viagem
Foto de: Volvo

"Ele será implementado gradualmente quando chegar a hora e só estará disponível em determinadas rodovias urbanas separadas por barreiras sob condições limitadas", disse Durr ao InsideEVs. Isso o coloca em linha com algo como o Drive Pilot da Mercedes, que já foi aprovado para direção não supervisionada em tráfego de baixa velocidade em determinadas rodovias na Califórnia e em Nevada. 

A Volvo também evitar confusões sobre quem está no controle do veículo: o condutor ou o carro. Os carros da Tesla, General Motors e Ford podem ser dirigidos no modo sem mãos. Mas, embora suas mãos (hands-off) não sejam necessárias, sua atenção é. Seja no Autopilot, Super Cruise ou BlueCruise, você está legalmente dirigindo e precisa supervisionar o sistema. A Volvo acredita que os sistemas atuais são confusos para o cliente e não planeja oferecê-los. 

"Gostamos de falar sobre supervisionado e não supervisionado. É difícil para o cliente entender: sou eu ou o carro [dirigindo]?" Elsa Eugensson, gerente sênior da equipe de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) da Volvo, disse ao InsideEVs. "Supervisionado, você está no controle. Sem supervisão, você não está."

Super Cruzeiros
Foto de: InsideEVs

O Super Cruise da GM é um sistema sem intervenção manual, mas você ainda precisa manter os olhos na estrada, supervisionando-o e intervindo se ele se deparar com algo inesperado.

Enquanto a Volvo não estiver pronta para assumir total responsabilidade pelas ações do carro, o EX90 exigirá que os motoristas mantenham as mãos no volante e os olhos na estrada. Mas não muito: O carro também o avisará se você estiver olhando demais para a estrada.

Apesar de mais responsável e viável do que o que a Tesla vem fazendo, ainda há motivos para ser cético em relação ao plano da Volvo. Para começar, o EX90 tem muitos problemas básicos de software a serem resolvidos antes que a Volvo passe para ambições maiores. Além disso, a Volvo disse originalmente que sua meta era ter zero mortes ou ferimentos graves em seus carros até 2020. A empresa voltou atrás discretamente quando a tarefa se mostrou maior do que o esperado. Ela nunca anunciou um novo prazo, mas reafirmou essa meta como sendo de longo prazo. 

A autonomia também é uma meta de longo prazo. Ao contrário da Tesla, a Volvo não está prometendo uma data específica, para depois ter que voltar atrás. A empresa diz que isso vai acontecer, mas não sabe quando. 

"Não tenho uma linha do tempo exata ou maiores detalhes sobre como será a experiência", disse Durr. "Quando chegar a hora, poderemos compartilhar mais informações."

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