Talvez você já tenha ouvido falar do Hyundai Staria. O pequeno VUC é uma espécie de HR elétrico vendido em outros mercados, por enquanto sem chances de vir para cá, e que agora vira um modelo compartilhado com a Iveco, marca de utilitários pesados da Fiat, chamado de Iveco eMoovy.

O eMoovy combina a plataforma da Hyundai num rebadging da Iveco. O novo VUC tem um sistema de 800 volts para carregamento ultrarrápido e oferece uma autonomia máxima de até 320 km no ciclo WLTP por carga, carregando a bateria com energia para uma autonomia de até 100 km em apenas 10 minutos.

Galeria: Iveco eMoovy 2024

De acordo com seus fabricantes, o Iveco eMoovy tem um sistema inteligente de gerenciamento de bateria (BMS) com uma capacidade maior do que a dos veículos comerciais leves elétricos da mesma classe (76,1 kWh). Os sensores monitoram as informações da bateria para evitar mau funcionamento. Esse BMS também é usado na linha Hyundai Ioniq elétrica a bateria e na marca premium Genesis.

O eMoovy também oferece funções Vehicle-to-Load (V2L) destinadas a veículos utilitários, fornecendo energia dentro e fora do veículo para maior conveniência. O design da plataforma plano é ideal para empresas de logística e entrega, com baixa distância do solo para maximizar o volume de carga. Por falar em volume de carga, a Iveco descreve o eMoovy como o primeiro chassi elétrico no segmento médio de 2,5 a 3,5 toneladas na Europa.

Iveco eMoovy (2024)
Iveco

Iveco eMoovy (2024)

O interior do eMoovy é baseado no Hyundai Staria e é equipado com várias funções de conforto. O veículo também conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como Alerta de Colisão, o Assistente de Faixa e o Park Assist.

Desde o início de sua parceria em 2022, a Hyundai e a Iveco afirmam ter feito progressos significativos. O primeiro Iveco eDaily com célula a hidrogênio foi apresentado na IAA Transportation 2022, seguido pelo Iveco BUS E-WAY H2 na Busworld 2023. Em 2024, elas anunciaram um acordo de fornecimento de um eLCV da marca Iveco para a Europa com base na plataforma eLCV da Hyundai e assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para pesquisar soluções de caminhões pesados elétricos para o mercado europeu.