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Ford Ranger PHEV faz estreia oficial e roda até 45 km com eletricidade

Versão híbrida plug-in tem 70 kgfm de torque e duas tomadas elétricas na caçamba

Ford Ranger PHEV (Europa)
Foto de: Ford
  • Ford lança versão híbrida plug-in para a picape Ranger.
  • Ela é movida por um motor a gasolina de 2,3 litros e um motor elétrico alojado dentro da transmissão automática de 10 velocidades

A Ford está provando que o investimento em eletrificação não é algo da boca pra fora. Após cancelar um próximo SUV totalmente elétrico de três fileiras e se comprometendo a trazer mais modelos híbridos e plug-in híbridos ao mercado, a montadora americana revelou hoje na Alemanha a picape média Ranger PHEV.

Maior que a picape compacta Maverick híbrida vendida no Brasil, a Ranger com tomada é alimentada por um motor a gasolina de 2.3 litros que envia potência às quatro rodas através de uma transmissão automática modular de 10 velocidades e uma caixa de transferência de duas velocidades. Há também um diferencial traseiro bloqueável disponível para aquelas viagens difíceis fora da estrada.

Ford Ranger PHEV 2025 (Europa)
Foto de: Ford

Essa transmissão automática de 10 velocidades abriga um motor elétrico de 75 kW (100 cavalos de potência) que pode funcionar sozinho ou em conjunto com o motor a combustão para fornecer uma potência total do sistema de 279 cv e 70,3 kgfm de torque - mais que as 59,1 kgfm padrão do Ranger Raptor. E como o motor elétrico está dentro da transmissão, os motoristas podem usar a tração nas quatro rodas mesmo quando o propulsor de 2.3 litros sob o capô está desligado. Também há frenagem regenerativa.

A energia para o motor elétrico vem de uma bateria de 11,8 kWh (útil) que está localizada entre os trilhos do quadro especialmente projetados. A bateria oferece uma autonomia WLTP de mais de 45 quilômetros e carregá-la de 0 a 100% leva menos de quatro horas, de acordo com a Ford, embora a montadora não tenha mencionado a potência do carregador integrado (provavelmente 3,7 kW).

Ford Ranger PHEV 2025 (Europa)
Foto de: Ford

Quatro modos de condução relacionados a veículos elétricos estão disponíveis, incluindo Auto EV, EV Now, EV Later e EV Charge. Semelhante à F-150 híbrida e totalmente elétrica, a Ranger PHEV vem de série com uma tomada elétrica de 2,3 kW na caçamba que pode ser usada para alimentar ferramentas ou eletrodomésticos, mas a Ford também oferece um pacote atualizado com duas tomadas de 15 ampères na traseira, entregando uma potência máxima combinada de 6,9 kW - 3,45 kW para cada tomada.

Com suspensão revisada em comparação à sua irmã de motor a combustão, a Ranger plug-in pode transportar uma carga útil de até 1000 kg e pode rebocar até 3500 kg. A Maverick só pode rebocar até 1800 kg, enquanto a carga útil máxima é de 680 kg, então a Ranger PHEV faz muito mais sentido se você está procurando uma máquina mais capaz que também pode funcionar apenas com eletricidade.

Galeria: Ford Ranger PHEV (Europa)

A nova Ford Ranger PHEV estará disponível na Europa a partir do segundo semestre de 2025 nas versões Wildtrak e XLT. Uma edição de lançamento Stormtrak exclusiva para PHEV também está em desenvolvimento com todos os itens de série, incluindo rodas de 18 polegadas, ventilações de para-lamas, faróis de LED matrix, um sistema de câmera de 360 ​​graus e um sistema de som B&O de 10 alto-falantes.

A Ranger plug-in destinada à Europa será construída em Silverton, África do Sul. Não sabemos se ou quando a picape PHEV chegará aos demais mercados, incluindo o Brasil, mas o comunicado de imprensa oficial da Ford menciona uma estreia global para o modelo, portanto, é provável que a caminhonete eletrificada apareça por aqui no futuro.

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