A Ford está provando que o investimento em eletrificação não é algo da boca pra fora. Após cancelar um próximo SUV totalmente elétrico de três fileiras e se comprometendo a trazer mais modelos híbridos e plug-in híbridos ao mercado, a montadora americana revelou hoje na Alemanha a picape média Ranger PHEV.
Maior que a picape compacta Maverick híbrida vendida no Brasil, a Ranger com tomada é alimentada por um motor a gasolina de 2.3 litros que envia potência às quatro rodas através de uma transmissão automática modular de 10 velocidades e uma caixa de transferência de duas velocidades. Há também um diferencial traseiro bloqueável disponível para aquelas viagens difíceis fora da estrada.
Essa transmissão automática de 10 velocidades abriga um motor elétrico de 75 kW (100 cavalos de potência) que pode funcionar sozinho ou em conjunto com o motor a combustão para fornecer uma potência total do sistema de 279 cv e 70,3 kgfm de torque - mais que as 59,1 kgfm padrão do Ranger Raptor. E como o motor elétrico está dentro da transmissão, os motoristas podem usar a tração nas quatro rodas mesmo quando o propulsor de 2.3 litros sob o capô está desligado. Também há frenagem regenerativa.
A energia para o motor elétrico vem de uma bateria de 11,8 kWh (útil) que está localizada entre os trilhos do quadro especialmente projetados. A bateria oferece uma autonomia WLTP de mais de 45 quilômetros e carregá-la de 0 a 100% leva menos de quatro horas, de acordo com a Ford, embora a montadora não tenha mencionado a potência do carregador integrado (provavelmente 3,7 kW).
Quatro modos de condução relacionados a veículos elétricos estão disponíveis, incluindo Auto EV, EV Now, EV Later e EV Charge. Semelhante à F-150 híbrida e totalmente elétrica, a Ranger PHEV vem de série com uma tomada elétrica de 2,3 kW na caçamba que pode ser usada para alimentar ferramentas ou eletrodomésticos, mas a Ford também oferece um pacote atualizado com duas tomadas de 15 ampères na traseira, entregando uma potência máxima combinada de 6,9 kW - 3,45 kW para cada tomada.
Com suspensão revisada em comparação à sua irmã de motor a combustão, a Ranger plug-in pode transportar uma carga útil de até 1000 kg e pode rebocar até 3500 kg. A Maverick só pode rebocar até 1800 kg, enquanto a carga útil máxima é de 680 kg, então a Ranger PHEV faz muito mais sentido se você está procurando uma máquina mais capaz que também pode funcionar apenas com eletricidade.
A nova Ford Ranger PHEV estará disponível na Europa a partir do segundo semestre de 2025 nas versões Wildtrak e XLT. Uma edição de lançamento Stormtrak exclusiva para PHEV também está em desenvolvimento com todos os itens de série, incluindo rodas de 18 polegadas, ventilações de para-lamas, faróis de LED matrix, um sistema de câmera de 360 graus e um sistema de som B&O de 10 alto-falantes.
A Ranger plug-in destinada à Europa será construída em Silverton, África do Sul. Não sabemos se ou quando a picape PHEV chegará aos demais mercados, incluindo o Brasil, mas o comunicado de imprensa oficial da Ford menciona uma estreia global para o modelo, portanto, é provável que a caminhonete eletrificada apareça por aqui no futuro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos