A Ford revelou a primeira versão eletrificada para a picape Ranger. A nova Ford Ranger PHEV é um modelo híbrido plug-in que entrará em produção no final do ano e terá início de entregas nos primeiros meses de 2024.
Disponível no Brasil apenas na versão diesel, a Ranger é atualmente é a picape mais vendida pela marca norte-americana na Europa, que amplia sua gama com o acréscimo de um sistema híbrido plug-in com motor 2,3 litros. Ele alia a potência da unidade 4-cilindros turbo com um motor elétrico e um pequeno conjunto de baterias.
A Ford ainda não divulgou os números de potência e desempenho, mas afirma que a Ranger PHEV entrega mais torque do que qualquer outra Ranger já produzida. Mas podemos ter uma noção do que vem por aí considerando os números da versão a combustão: equipada com o motor 3.0 V6, a picape tem 61,2 kgfm de torque, enquanto o 2.3 EcoBoost entrega 270 cv, números que provavelmente serão superados pelo conjunto híbrido plug-in
Em termos de alcance, a Ford fala em autonomia totalmente elétrica de até 45 km com uma única carga da bateria - a capacidade de reboque com freio estimada é de 3,5 toneladas, número equivalente ao resto da linha. Outra novidade que a Ford apresenta à família Ranger é o Pro Power Onboard, que oferece tomadas na caçamba para ferramentas e outros dispositivos.
Galeria: Ford Ranger PHEV
O visual da Ranger PHEV é praticamente igual ao dos modelos a combustão. Obviamente, há uma porta de carregamento montada na lateral da caçamba traseira e também é possível observar o novo design para as rodas de 18 polegadas, bem como os emblemas PHEV nas laterais.
Com início de produção neste ano, a Ford Ranger PHEV terá as primeiras unidades entregues aos clientes no início de 2024 e estará disponível na versão Wildtrack, ao menos inicialmente, com novas versões se juntando à linha mais adiante. O modelo visa o mercado europeu neste primeiro momento e a chegada a países como Brasil e Estados Unidos ainda não está confirmada.