A Volkswagen vai suspender a produção do SUV elétrico ID.4 em sua fábrica em Chattanooga, Tennessee, a partir da próxima semana, enquanto trabalha para encontrar uma solução para um mecanismo eletrônico defeituoso de abertura de portas, que pode fazer com que as portas se abram inesperadamente.
O problema no trinco da porta recentemente levou a um recall que inclui quase 100.000 unidades do ID.4 nos EUA, e agora a Volkswagen emitiu uma suspensão de vendas para veículos novos e usados em estoque. De acordo com o Chattanooga Times Free Press, cerca de 200 funcionários serão dispensados temporariamente, e a produção pode ficar suspensa até o início do próximo ano.
"Após uma extensa revisão, em resposta à suspensão de vendas do ID.4, vamos suspender temporariamente a produção do veículo na fábrica da Volkswagen em Chattanooga até que uma solução esteja disponível", disse Michael W. Lowder, porta-voz da empresa, em um comunicado.
Montagem Volkswagen ID.4 em Chattanooga, Tennessee
O recall afeta 98.806 unidades do ID.4 elétrico equipadas com maçanetas eletrônicas que oferecem proteção insuficiente contra água. Por causa disso, a umidade pode atingir a placa de circuito impresso, potencialmente acionando um comando de "abrir" enquanto o veículo está em movimento. Os anos-modelo de 2021 a 2024 estão incluídos no recall, e todas as quatro maçanetas precisam ser substituídas.
A montadora informou que os concessionários irão inspecionar cada maçaneta e substituí-la por uma variante aprimorada, se necessário. O software do carro também será atualizado para corrigir o problema. Segundo Andrew Savvas, chefe de vendas da VW nos EUA, a fabricante alemã espera encontrar uma solução até o início de 2025, de acordo com a Automotive News.
Um recall semelhante foi emitido em 2023 para os modelos 2021-2022 do Volkswagen ID.4 elétrico, fabricados na Alemanha para o mercado dos EUA. Esses carros estavam equipados com mecanismos de trava das portas fabricados por uma empresa tcheca chamada Witte Automotive, enquanto as travas dos carros fabricados nos EUA foram feitas pela U-Shin no México. Unidades fabricadas na Alemanha também estão incluídas no recall mais recente.
A Volkswagen afirmou não ter conhecimento de acidentes ou ferimentos relacionados a esse problema, mas 135 solicitações de garantia foram enviadas entre junho de 2023 e maio de 2024.
A empresa informou que planeja apoiar os trabalhadores que forem afastados temporariamente, complementando o seguro-desemprego fornecido pelo estado. Eles receberão 80% de sua compensação base e continuarão a ter acesso a todos os benefícios atuais durante a suspensão da produção, disse o porta-voz da VW, Michael W. Lowder, ao Chattanooga Times Free Press.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa