BYD defende produção local e isenção de impostos para elétricos no Brasil
VP da BYD destaca potencial do país em energia limpa e critica barreiras à indústria nacional de baterias e painéis solares
A BYD reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro enquanto defende políticas públicas que incentivem a produção local e a adoção de tecnologias limpas. Em entrevista recente ao O Globo, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da empresa no país, destacou a importância de um ambiente favorável para o desenvolvimento da indústria de veículos elétricos e energias renováveis.
A empresa, que está construindo uma fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA), também possui uma fábrica de painéis solares que fica em Campinas, no interior de São Paulo. No entanto, Baldy ressalta que a indústria nacional enfrenta desafios como a concorrência de produtos importados e a falta de incentivos governamentais. "Fabricamos painéis solares no Brasil, mas o mercado consome 97% de importados. Nossa indústria hoje tem uma ociosidade gigantesca", afirma o executivo.
Um dos principais objetivos da BYD é contribuir para a transição energética do Brasil. A empresa vê um grande potencial no país para o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia, utilizando baterias provenientes de veículos elétricos. "O MME (Ministério de Minas e Energia) compartilhou o desejo de fazer consulta pública para o sistema de baterias estacionárias para armazenamento de eletricidade", revela Baldy. A BYD já possui experiência nesse segmento, com um projeto de grande porte na Califórnia (EUA).
Isenção de imposto
A BYD também está acompanhando de perto a discussão sobre a Reforma Tributária e defende a isenção de impostos para veículos elétricos. "O carro elétrico tem estímulo em todo o mundo. Se o Brasil aplicar imposto seletivo, vai ser diferente dos EUA e da China, as duas maiores economias do mundo", alerta Baldy. A empresa planeja visitar senadores para discutir e reforçar a importância de incentivar a eletromobilidade no país.
Apesar dos desafios, a BYD se mostra otimista com o futuro do mercado brasileiro de veículos elétricos. "A BYD tem a capacidade de poder tratar o que é uma paixão do brasileiro, que é o carro, convergindo com a proteção e o respeito ao meio ambiente", afirma Baldy. A empresa tem trabalhado para desmistificar as dúvidas sobre a tecnologia e oferecer um pós-venda de qualidade, visando conquistar a confiança dos consumidores.
Galeria: BYD - pedra fundamental da fábrica na Bahia
Produção nacional
Enquanto se prepara para iniciar a produção nacional de carros elétricos e híbridos plug-in, prevista para o começo de 2025, a BYD segue com seu cronograma de lançamentos. Após as estreias recentes dos modelos King, Song Pro e Yuan Pro, a fabricante chinesa trabalha para trazer a inédita picape BYD Shark, que chegará em outubro.
Planos globais
Com recorde de vendas globais em agosto, a BYD já superou montadoras como Honda e Nissan no último trimestre e ampliou sua meta de crescimento em 2024 em 11%. Tudo isso em meio às discussões complexas sobre tarifas para importados chineses na Europa e nos Estados Unidos.
Fonte: O Globo
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