O Hyundai Ioniq 5 já aparece no site oficial da marca e também é destaque em um novo vídeo de divulgação da Hyundai. A chegada do modelo ao Brasil reflete as mudanças anunciadas no ano passado, quando a Hyundai Brasil (HMB) e a Caoa ajustaram sua parceria.

Essas mudanças permitiram à Hyundai a importação de modelos globais mais recentes, além de impulsionar a eletrificação da linha no país. Dentro desse novo cenário, os aguardados Ioniq 5 e novo Kona se destacam, embora este último só deva chegar ao mercado brasileiro no próximo ano.

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Hyundai

O Ioniq 5, que já é um sucesso de vendas em diversos mercados europeus e nos Estados Unidos, é aguardado como o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil - o Kona EV era vendido pela Caoa Hyundai.

Construído sobre a plataforma E-GMP, dedicada exclusivamente a veículos elétricos, o modelo pode ser equipado com sistema elétrico de 800 volts nas versões e oferece a função de carregamento externo, um diferencial no segmento.

Hyundai Ioniq 5 2024, o interior

Com um design robusto, o Ioniq 5 combina linhas retas e vincos definidos, trazendo uma estética moderna. Embora tenha um estilo mais hatchback (4,63 metros de comprimento e 3,0 metros de entre-eixos), a Hyundai posiciona o modelo como um SUV, considerando sua altura de rodagem e proposta de uso.

Galeria: Hyundai Ioniq 5 - impressões

No interior, o Ioniq 5 segue a tendência minimalista observada em muitos carros elétricos, com destaque para a tecnologia embarcada. O painel traz duas telas de 12 polegadas, uma dedicada à instrumentação e outra ao sistema de informação e entretenimento. O ambiente interno adota tons claros e materiais sustentáveis, como revestimentos feitos de materiais reciclados ou de origem vegetal.

A expectativa é que o Ioniq 5 chegue ao Brasil em sua versão topo de linha, equipada com baterias de 72,6 kWh e dois motores elétricos, que juntos entregam 305 cv de potência e 61,7 kgfm de torque. No entanto, nada foi confirmado oficialmente. A autonomia esperada varia entre 400 e 450 km, de acordo com o padrão Inmetro, enquanto pelo ciclo WLTP, fica ao redor de 500 km.

Vale mencionar que a Hyundai também anunciou recentemente um investimento de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) para os próximos anos, com foco na modernização de sua linha de produção, desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e, no futuro, movidos a hidrogênio verde no Brasil.