A Northvolt, uma fabricante sueca de baterias para veículos elétricos e fornecedora e grandes marcas está em uma situação parecida com a do grupo Volkswagen: para sair da crise, precisa cortar custos. A maior fabricante de baterias da Europa fechará 1.600 postos de trabalho para lidar com a queda na demanda devido ao momento do mercado de carros elétricos.
Desses, 1.000 trabalham atualmente na fábrica de Skelleftea, na Suécia, enquanto outros estão localizados em diferentes complexos de produção e em vários locais. Esse é um golpe duro, considerando que, de acordo com um relatório no final de 2023, a empresa tinha cerca de 5.800 trabalhadores.
Há pouco tempo, a Northvolt já havia dito que os planos de expansão de sua principal fábrica, a Northvolt Ett, localizada em Skelleftea, haviam sido suspensos para reagir prontamente ao cenário de negócios alterado.
Agora, depois de afirmar que havia sido forçada a fechar seu centro de P&D na Califórnia para conter despesas, a empresa está até mesmo reduzindo sua força de trabalho para não deixar sua situação financeira despencar.
A ideia é interromper as atividades paralelas e se concentrar no aumento dos volumes de produção para cumprir os compromissos com os fabricantes de automóveis que fizeram pedidos de células para seus carros elétricos. Entre elas estão, principalmente, a Volkswagen e a Volvo.
Bateria de íons de sódio da Northvolt
Em resumo, eles não querem repetir o caso de cancelamento de pedidos que ocorreu com montadora BMW. A alemã cancelou recentemente um pedido no valor de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões de reais) devido a atrasos na entrega. Um duro golpe para a Northvolt.
Agora, a ideia da alta administração é aumentar a produção da fábrica atual para sua capacidade total de 16 GWh por ano. No entanto, ela não construirá as outras linhas planejadas, que teriam levado a Skelleftea Gigafactory a uma capacidade de 30 GWh.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil