As vendas da General Motors na China praticamente colapsaram, o que também está afetando negativamente sua parceira de joint venture, a SAIC. Parte do problema do grupo por lá tem sido sua falta de competitividade em relação às marcas locais no que se refere aos veículos elétricos, e o prestígio que a marca já teve parece ter evaporado. No entanto, uma nova bateria pode ajudar a GM a reverter essa situação.
Em 25 de setembro, a SAIC-GM divulgou um documento afirmando que, em conjunto com a CATL, desenvolveu a primeira bateria de fosfato de ferro-lítio do setor com carregamento ultrarrápido de 6C. Talvez o aspecto mais importante dessa inovação seja o fato de que essas novas baterias podem proporcionar o equivalente a 200 km de autonomia com apenas cinco minutos de carregamento.
Mary Barra - CEO da GM
O "C" refere-se à taxa de carregamento, que é calculada dividindo a corrente de carregamento (A) pela capacidade nominal da bateria (Ah). Quanto maior a taxa de carregamento, mais rapidamente a bateria pode ser carregada ou descarregada.
O que torna o anúncio interessante é que a bateria é do tipo fosfato de ferro-lítio. Além de serem tradicionalmente mais baratas do que as baterias do tipo NMC (Níquel-Manganês-Cobalto), acredita-se que essas baterias também sejam mais seguras. Atualmente, a Zeekr afirma ter a bateria de carregamento mais rápido em um veículo elétrico, com sua bateria "tijolo de ouro". A segunda geração dessa bateria tem uma taxa de carregamento de 5.5C, permitindo que a carga vá de 10% a 80% de SoC (estado de carga) em 10,5 minutos.
Zeekr 001
A má notícia é que parece que os compradores terão de esperar até o próximo ano para adquirir carros equipados com a nova bateria. Ela será integrada em uma versão atualizada da plataforma Ultium, que inclui uma arquitetura quase-900V.
As novas baterias incorporam várias tecnologias de carregamento ultrarrápido em nível atômico no campo das baterias. Entre essas tecnologias estão a tecnologia de cátodo de super-rede eletrônica, a tecnologia de anel de íons de grafite de segunda geração, uma formulação de eletrólito de ultra-alta condutividade, um filme SEI (Interface de Eletrólito Sólido) ultrafino em nanoescala, e um filme de isolamento de alta porosidade otimizado.
Buick Electra L - Frente
A tecnologia de anel de íons de grafite de segunda geração, combinada com as placas em camadas de múltiplos gradientes, cria uma "estrada" para a condução de corrente, reduzindo significativamente os tempos de carregamento e descarga. O material de fosfato de ferro-lítio em tamanho nanométrico constrói uma rede eletrônica ultra-rápida de quatro vias, melhorando a eficiência da reação eletroquímica e, consequentemente, aumentando a eficiência de carregamento, mantendo a estabilidade.
Presume-se que as novas baterias serão apresentadas em um novo modelo. Esse modelo pode ser uma versão de produção dos conceitos Buick Electra-L ou Electra-LT, apresentados no início deste ano no Salão do Automóvel de Pequim.
Fonte: Fast Technology