O mercado chinês é de extrema importância para a General Motors (GM), tanto que a empresa anunciou que lançará nada menos do que quatro carros 100% elétricos baseados na moderna plataforma Ultium. As próximas novidades chegarão logo depois da empresa terminar de introduzir o novo SUV Cadillac Lyriq por lá, que é o primeiro modelo da GM com a nova tecnologia livre de emissões de carbono na China.

Quem comandará a nova ofensiva de lançamentos no maior mercado de carros eletrificados do mundo será a SAIC-GM, principal joint venture da montadora na China. Vale dizer que estão previstos modelos que vão além da marca Cadillac, sendo esperados carros feitos sobre a plataforma Ultium com as marcas Chevrolet e Buick – essa última com bastante importância mercadológica para a GM na China. Não à toa a GM vai começar a vender ainda neste primeiro semestre o novo Buick Electra E5 – uma espécie de “Equinox chinês”.

Cadillac Lyriq em Spring Hill, Tennessee

Apesar da SAIC-GM não especificar quais serão os outros três carros elétricos que serão lançados em 2023 no mercado chinês, a empresa revelou que estão nos planos um segundo modelo para Cadillac e Buick, bem como um modelo da Chevrolet. Segundo o site GM Authority, o próximo modelo da Cadillac pode ser um SUV posicionado logo abaixo do Lyriq e que já foi flagrado pela publicação em agosto do ano passado.

Já o terceiro deverá ser o Buick Electra E4, um utilitário compacto que ficará abaixo do Electra E5 e que, ainda segundo o GM Authority, será basicamente a versão de produção do Electra-X Concept. Além disso, o Buick Electra E4 será uma exclusividade do mercado chinês, como revelou o presidente da GM, Mark Reuss, em novembro.

Chevrolet FNR-XE (4)

Por fim o quarto e último veículo elétrico previsto para este ano será um Chevrolet. A montadora já apresentou nos Estados Unidos três modelos baseados na Ultium: Blazer EV, Equinox EV e Silverado EV. Porém, para a China a GM mostrou apenas o protótipo Chevrolet FNR-XE Concept, um sedã que poderá ganhar sua versão de produção até o final do ano.

Além desses quatro modelos que serão lançados ao longo de 2023, a SAIC-GM tem planos específicos para atender o mercado chinês. A ideia é que sejam lançados dez veículos elétricos feitos com base na plataforma Ultium nos próximos 5 anos, isso considerando modelos pensados para a China, levar em conta modelos importados como Cadillac Celestiq e GMC Hummer EV.

Galeria: Buick Electra E5